Visitantes

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

COREN DESMACARA FALSA ENFERMEIRA EM SERRA DO NAVIO

O Conselho Regional de Enfermagem do Amapá recebeu na quarta-feira (17) denuncia de que falsa enfermeira atuava no município de Serra do Navio. Em seguida constatarem os fatos de que Marli Pereira da Silva falsificara o Diploma e Histórico Acadêmico da Universidade Federal do Amapá. O Presidente do COREN/AP,  Dr. Aureliano Pires, a enfermeira fiscal,  Drª Maria Ester, o assessor jurídico Dr. Wilker Lira e a Conselheira Francisdalva Coutinho estiveram na sexta-feira (18) em Serra do Navio e com apoio da Policia Militar foram autuar a falsária em flagrante, mas não a encontraram seu  local de trabalho.
Segundo o Presidente do COREN/AP Dr. Aureliano Pires, a falsaria não foi encontrada em seu local de trabalho, mas todas as providencias foram tomadas: o COREN entregou à Secretaria de Sáude do Município de Serra do Navio oficio solicitando o afastamento imediato de Marli Pereira da Silva e registrou a ocorrência pelo exercício ilegal da profissão na delegacia de policia local.
Marli Pereira da Silva falsificou o Diploma de Enfermeira da Universidade Federal do Amapá, como se a mesma estivesse formada pela Universidade em 2008. O COREN/AP encaminhou um oficio à UNIFAP pedindo para que verificasse a autenticidade do diploma e do histórico acadêmico e obteve as seguintes respostas: 1 – que Marli nunca pertencera ao quadro de discentes da UNIFAP; 2 -  que a assinatura do curso que consta no diploma é do antigo coordenador do curso de historia e não de enfermagem; 4 – que o número do processo é fictício e o número do registro pertence a uma graduada do curso de Pedagogia, ou seja, a documentação é falsa.
Atualmente Marli da Silva trabalhava como enfermeira contratada da Secretária de Saúde do município de Serra do Navio, há pelo menos dez meses.  Com a denuncia, a Secretária do Município afastou Marli Pereira das atividades profissionais.
A falsaria não foi encontrada, mas a Assessoria Jurídica do COREN/AP encaminhou toda a documentação à Policia Federal e ao Ministério Público Federal , pois a mesma cometeu não só o crime de exercício ilegal da Profissão, mas também o de falsificação de documento público.
O Conselho Regional de Enfermagem do Amapá não descarta a possibilidade de pacientes terem sofrido algum tipo de lesão. O Presidente do COREN/AP Dr. Aureliano Pires adverte que os pacientes que foram atendidos por Marli da Silva façam o Boletim de Ocorrência, pois a mesma agiu de forma criminosa colocando a população em risco.

PSB RESOLVE APOIAR CLÉCIO VIEIRA NO SEGUNDO TURNO

A decisão saiu ontem a noite logo após a divulgação da pesquisa Ibope encomendada pela Rede Amazônica de Televisão, publicada pelo Jornal do Amapá. Leia a nota abaixo.
MANIFESTO AO POVO DE MACAPÁ
O Partido Socialista Brasileiro em face dos resultados da pesquisa Ibope divulgada no Jornal do Amapá dessa segunda-feira que coloca o candidato da antagônica e vergonhosa Harmonia à frente na disputa, decidiu convocar de mergência sua Comissão Executiva Estadual para reavaliar sua posição de neutralidade no segundo turno da eleição à Prefeittura de Macapá.
Considerando o perigo eminente da eleição de um prefeito vulnerável pelos inúmeros processos criminais aos quais responde, o que coloca em risco a estabilidade política e institucional do município; e, tendo em vista que o prefeito, como aconteceu num passado recente, pode a qualquer momento ser recolhido à penitenciária, decide:
Sair da posição de neutralidade adotada até então na disputa à Prefeitura de Macapá e conclamar todas as pessoas de bem desta cidade, em especial seus simpatizantes, filiados e militantes para apoiarem e votarem no candidato Clécio 50.
A Comissão Executiva Estadual do PSB adota essa posição independente de qualquer entendimento e mesmo considerando divergências já explicitadas com a candidatura da Unidade Popular.
Macapá, 22 de autubro de 2012
Comissão Executiva Estadual do PSB/AP

PASSAGEIRO MORDE ORELHA DE COMISSÁRIO ANTES DE VOO DE BELÉM PARA MACAPÁ

Um passageiro da TAM foi detido por agentes da Polícia Federal após agredir um comissário da companhia aérea pouco antes da decolagem do voo JJ-3432, que seguia de Belém para Macapá, às 3h05 da madrugada desta terça-feira (21). O passageiro não chegou a decolar.
Segundo informações da Polícia Civil, onde foi aberto um boletim de ocorrência contra o passageiro, ele teria iniciado uma confusão ao ser avisado por um dos comissários do voo que estava em um assento de emergência, que o convidou a mudar de lugar e ele se recusou a sair.
De acordo com a polícia, Romulo Donizete de Oliveira, 42, teria agredido o comissário com uma mordida, além de ter rasgado o uniforme e quebrado o crachá dele.
O passageiro foi detido pela PF e levado para o posto da Polícia Civil localizado no aeroporto de Belém, de onde foi encaminhado junto com o comissário para prestarem esclarecimentos na superintendência da PF.
A polícia não informou se Oliveira foi liberado. Em nota enviada ao UOL, a TAM confirmou o incidente e afirmou que a companhia está acompanhando a apuração do caso.

HELOISA HELENA BOMBA E O PSOL RADICALIZA EM MACEIÓ

                                                           
PSOL pede expulsão de vereador acusado de comprar votos
O PSOL afastou do partido o vereador Guilherme Soares, eleito por Maceió, e encaminhou o assunto à Executiva Nacional da legenda para que providencie a expulsão do filiado. Soares é acusado de comprar votos. Ele, que obteve 3.265 votos, só entrou no legislativo municipal por causa da grande votação da ex-senadora e vereadora reeleita Heloísa Helena: 19.216 votos, a maior votação da capital.
O afastamento foi comunicado pela rede social Facebook através de texto assinado pelo presidente da municipal do partido, Mário Agra. “O Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade, em Maceió, acaba de afastar o filiado Guilherme Soares, por várias denúncias de compra de votos, assim como resolve afastar também o filiado Edlúcio Donato, por infidelidade partidária, omissão e má-fé. Os dois irão para a Comissão de Ética nacional, onde serão julgados os seus processos de expulsão, assim como será constituído um escritório jurídico para viabilizar as questões na Justiça Eleitoral”, diz o texto.

JUSTIÇA CONDENA EX-PREFEITO DE MACAPÁ

O ex-prefeito de Macapá (AP), João Henrique Pimentel, foi condenado pela Justiça Federal a seis anos de prisão, por fraude em licitação e desvio de verba pública. A decisão judicial analisou os procedimentos adotados para construção do Hospital do Câncer de Macapá, orçado em mais de R$6 milhões. Pimentel também pagará multa. O valor não foi divulgado pela Justiça.
A condenação foi divulgada quatro dias depois do ex-prefeito se eleger vereador da capital pelo Partido Republicano. De acordo com a decisão, João Henrique pode recorrer da sentença e não deve perder o cargo, já que a decisão saiu após o período eleitoral. Mas se, ele não poderá tentar a reeleição ou mesmo outro cargo publico, pois será enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
Também foram condenados o ex-secretário de Obras do município, Giovanni Coleman de Queiroz e os proprietários da Método Norte Engenharia. A ação foi ajuizada em 2005, após a Operação Pororoca.
Na ação, o Ministério Público Federal do Amapá (MPF) demonstrou o esforço da administração municipal em favorecer a empresa Método Norte Engenharia nas licitações para a construção do Hospital do Câncer. Ainda de acordo com o MPF, após vencer os certames, a prefeitura ainda firmou ajustes, revisões e alterações considerados ilegais nos contratos com a empresa.
Outras penas
Para o ex-secretário de Obras, Giovanni Coleman de Queiroz, a Justiça determinou pena de cinco anos e quatro meses de reclusão, também em regime inicial semiaberto e multa. Ele foi condenado por fraude a licitação e corrupção passiva, por receber vantagem indevida em razão da função pública.Os empresários Luiz Eduardo Pinheiro Corrêa e Francisco Furtado Leite foram condenados. O primeiro a cinco anos e quarto meses de reclusão; e o segundo a quarto anos e quatro meses de prisão. Todos em regime semiaberto pelos mesmos crimes: fraude a licitação e corrupção ativa – oferecer vantagem indevida a funcionário público em troca de benefícios. Ambos também vão pagar multa.

EMPATE TECNICO E DEBATE PREVISIVEL






http://joaosilvaap.files.wordpress.com/2012/10/clecio.jpgNo comecinho da noite de ontem (26/10), a TV Amapá, no Jornal do Amapá, publicou a segunda pesquisa do Ibope para o segundo turno em Macapá. Apontou empate técnico entre os candidatos do PSOL e do PDT, Clécio Luis e Roberto Goés, este concorrendo à reeleição. 44% para Clécio Luis, 44% para Roberto Goés, com uma margem de erro de 4% pra mais, 4% pra menos. Considerando  apenas os votos válidos, cada candidato aparece com 50% da preferência do eleitorado macapaense. A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica de Televisão, foi feita entre os dias 24 e 26 de outubro e registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá sob número AP- 00015-2012.
Sobre o debate os candidatos tocaram nos pontos cruciais, aqueles com os quais se preocuparam ao longo da campanha, como transporte coletivo, saude, educação, saneamento básico, asfaltamento de vias, creche, cultura, trânsito, esporte e lazer. Mais uma vez a jornalista Danielle Assayg demonstrou grande competência na condução do debate, que serviu para mostrar o preparo do candidato Clécio Luis e o seu dominio sobre as questões do município; Roberto Goés optou em divulgar sua obra de governo, a investir pesado contra o apoio do PSB e alardear experiência para o exercício do cargo, evitando as acusações de desvio de recursos públicos e outros fatos sombrios que marcam sua passagem pela PMM, sem conseguir êxito, entretanto, já que seu adversário exigiou explicação para o sumiço da grana dos empréstimos consignados, para a qual Roberto não teve resposta convincente.
Com o placar tão apertado, fica a certeza que trabalho é o que não vai faltar ao Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, à Policia Federal, ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal. Existe a informação de que a militância do PSOL e dos partidos aliados aos socialistas darão atenção especial aos bolsões de pobreza da capital amapaense, onde o poder econômico vai pressionar eleitores indecisos e comprar votos nessas horas, o que pode decidir uma eleição duramente disputada, como revela a última pesquisa do Ibope.

Clécio Luís, do PSOL, é o novo prefeito de Macapá

http://www.alcinea.com/blog/wp-content/uploads/2012/10/561.jpg

Balanço da Polícia Federal nas eleições do Amapá 2º turno

Em referência à atuação no segundo turno das eleições deste ano, a Polícia Federal informa que:
1 – Policiais Federais realizaram rondas ostensivas e veladas em Macapá, no intuito de coibir a prática de crimes eleitorais, tais como compra de votos e transporte de eleitores;
2 – No decorrer da semana que antecedeu as eleições foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Prefeitura Municipal de Macapá, expedidos pela Justiça Eleitoral e realizadas várias prisões em virtude da prática de crimes de boca de urna e uso de alto falantes. Uma pessoa foi presa em flagrante pelo crime de transporte de eleitor;
3 – Foram lavrados 4 (quatro) termos circunstanciados pela Polícia Federal por infringência à legislação eleitoral;
4 – A PF prestou todo o auxílio necessário ao Tribunal Regional Eleitoral e ao Ministério Público Eleitoral.
Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá

Internos do IAPEN exercem direito ao voto

Internos do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN/AP) exerceram o direito de voto neste segundo turno. A Justiça Eleitoral montou uma seção dentro do IAPEN para que os presos provisórios pudessem exercer o direito à cidadania. Neste domingo (28.10), 62 internos estiveram habilitados a votar.
Os requisitos para que os encarcerados possam votar é ter o título de eleitor válido (sem restrições) e o pedido de transferência de seção para a seção montada dentro do Instituto. “O estabelecimento penal cadastrou todas as pessoas que tinham interesse em regularizar o seu título. Foi pedida a transferência de seção do lugar onde ele estava solto, para votar no estabelecimento penal”, disse o Juiz Reginaldo Andrade, titular da Vara de Execuções Penais.
O Magistrado acompanhou atentamente a votação no IAPEN. Ele lembrou que há cinco anos a Justiça Eleitoral desenvolve este projeto dentro do Instituto Penitenciário. “Aquelas pessoas que ainda não foram condenadas e estão presas por ordem judicial podem, caso estejam aptas, a votar e exercer a cidadania”.

Bernadeth Farias
Assessora de Comunicação Social

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Análise de bamba - 30/10/2012 às 08:31:36 O fator PSB Eliane Cantanhêde / Folha de S.Paulo O PT ganhou a joia da coroa, São Paulo, mas levou a pior ao bater de frente com o PSB em Recife e Belo Horizonte, no primeiro turno, e em Fortaleza e Cuiabá, no segundo. Sem falar em Campinas. É assim, batendo o PT, avançando no Nordeste, conquistando espaço no Sudeste e com o troféu de principal vencedor nas cem cidades mais pobres, que o PSB se consolida como força política relevante no país. Com a vantagem de ser simultaneamente aliado do governo Dilma e interlocutor dileto da oposição. Ou seja: o PSB e seu grande líder, o governador Eduardo Campos (PE), mantêm as vantagens e luxos de quem está casado com o poder, mas já se preparando para fazer o inverso do PSD de Kassab: trair o PT com o amante PSDB. Possivelmente, não ainda em 2014, mas já em 2018. Tudo é questão de oportunidade. Leia + Toma lá, dá cá - 30/10/2012 às 08:07:28 Aécio contesta Lula e diz que oposição não foi dizimada Maria Lima / O GLOBO Ausente de toda a campanha do correligionário José Serra na disputa com o prefeito eleito Fernando Haddad, o senador Aécio Neves (PSDB-SP) desembarcou ontem na capital paulista para visitar o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE). Aécio não quis dar conotação política ao encontro, mas nas primeiras análises após eleições, rebateu a interpretação do ex-presidente Lula de que o PSDB foi dizimado nas regiões Sul e Sudeste. Lembrou que é os tucanos governam Minas Gerais, São Paulo e Paraná, o que representa quase 50% do eleitorado dessa região, além de vitórias, em Pelotas e Blumenau, contra candidatos do PT. Segundo Aécio, com exceção da capital São Paulo, entre as 50 maiores cidades com mais de 200 mil habitantes, no segundo turno, a oposição (PPS,DEM, PSOL e PSDB) cresceu de 10 para 25 cidades; e o PT caiu de 22 para 16. Leia + Desarmando o palanque - 30/10/2012 às 08:01:22 Campos: 'É preciso usar a força política em defesa dos interesses do Brasil' Letícia Lins / O GLOBO Depois de registrar crescimento de 42% no número de prefeitos do PSB, o presidente nacional do partido, Eduardo Campos, afirmou ontem que vai usar essa força política para defender os interesses do país. Campos voltou a negar que esteja em campanha para 2014, embora já tenha começado discurso e práticas que indicam movimento nesse sentido. Ontem, por telefone, a presidente Dilma Rousseff o convidou para ir a Brasília, mas a data do encontro não está definida. Entre hoje e o dia 2 de dezembro, Campos reúne na capital do país os 440 prefeitos eleitos pelo PSB em seminário sobre planejamento de gestão, no qual serão discutidas experiências positivas do partido. O objetivo, embora o governador não admita, é fazer do PSB uma vitrine, que possa ser utilizada com exemplos de administração em uma eventual campanha presidencial. Leia + Direto do Meio do Mundo - Prefeito eleito de Macapá pelo PSOL diz querer diálogo com Sarney



Renato Onofre / O GLOBO
 
O primeiro prefeito de capital eleito pelo PSOL, Clécio Luís, em Macapá, diz que quer diálogo com o senador José Sarney (PMDB) e elogia a adesão do DEM e do PSDB à sua candidatura no segundo turno. O posicionamento enfrenta críticas na legenda que nasceu do descontentamento de petistas às políticas de aliança adotadas no primeiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Clécio afirma que a hora é de pensar o papel do PSOL na construção política nacional e diz que não há antagonismo em estar próximo a desafetos nacionais da legenda.
 
- Essa experiência vai levar o PSOL a fazer reflexões. Vai forçar o partido a refletir sobre si mesmo. O que temos que aprender é que as diferenças regionais devem ser compreendidas pelo partido e respeitadas. Aqui, no Macapá, funcionamos diferentemente do que em São Paulo e Rio - defende Clécio.
 
Para ele, é natural manter relação institucional com o presidente do Senado, José Sarney, senador pelo Amapá: - Não é o militante Clécio que está procurando o cacique José Sarney. É o prefeito que vai procurar a base parlamentar eleita pelo povo de Macapá para pedir ajuda. Para que eles cumpram seu papel institucional. Não podemos abrir mão da ajuda de ninguém. Então é necessário que a gente abra esse dialogo institucional republicano - justifica.
 
Foi por discordar de votar em Sarney para a presidência do Senado, em 2003, que a ex-senadora Heloisa Helena entrou em rota de colisão com a direção nacional do PT, o que levou à sua expulsão e à criação do PSOL no ano seguinte. Na época, em repúdio, a ex-deputada federal Luciana Genro desabafou em uma reunião do diretório nacional petista: "O diretório nacional tem vergonha da história do Partido dos Trabalhadores, tem vergonha dos discursos inflamados que fez o companheiro Lula, atacando aquele que hoje é presidente do Senado com apoio do Partido dos Trabalhadores, senador José Sarney". Ela também sairia do PT.
 
O atual racha no PSOL veio à tona depois que a própria Luciana e outros 33 dirigentes do partido classificaram a aliança com o DEM em Macapá como "agressão" ao partido. "Se esta aliança se mantiver, representará uma mancha que envergonhará e indignará todo o PSOL", disseram em nota.
 
O presidente nacional da legenda, Ivan Valente, minimizou a polêmica ao tratar o assunto como adesão e não aliança. Clécio fez questão de afirmar que não foram negociados espaços em seu governo.
 
O deputado federal Chico Alencar vê, na discussão, uma oportunidade para não cometer os erros do PT: - A gente tem que escrever uma nova gramática no exercício do poder. Essa fato é inédito, e vamos ter que discutir internamente como ele deve ser conduzido. O que não podemos é seguir as práticas que o PT assumiu e que levaram aos mensalões da vida. São as dores do crescimento.

O manifesto do PSB

Prefeitura detalha com gastos com pessoal

A Prefeitura de Macapá aguarda pronunciamento do Ministério Público Estadual sobre documentação que detalha todos os gastos com pessoal feitos este ano. O MP moveu ação cautelar alegando que tais gastos aumentaram em 30% nos últimos meses que antecederam o pleito eleitoral.
De acordo com os secretários Antônio Meireles, Gabinete; Linara Oeiras, Administração, e o Procurador Antonio Fornari, não existe qualquer situação duvidosa ou relacionada ao período político. Ontem, 23, o município protocolou farta documentação explicando e comprovando os gastos.
Para Antônio Meireles, os custos com pessoal não estão ligados a novas contratações, mas sim ao pagamento de progressões, promoções e reajuste de salários previstos desde os primeiros meses do ano, atendendo às reivindicações de várias categorias. “Os sindicatos nos procuraram para conversar e nos reunimos diversas vezes com estes servidores. Isso saiu na mídia todos os dias. Dessas reuniões saíram acordos para serem cumpridos futuramente. É o que está acontecendo agora”, explicou Meireles.
Segundo ele, um desses reajustes foi destinado aos professores, que receberam 23% em abril e 8% em novembro, totalizando 31%. Com isso, o salário da categoria chega ao valor pago aos docentes do Estado e fica próximo ao piso nacional já no mês que vem.
Outro exemplo é dos auxiliares educacionais que tiveram reajuste de R$ 15,5% em abril e terão 5% em novembro. O município paga hoje R$ 2.216,78. Este valor é resultado da soma do salário base (R$ 923,66), da regência de classe (R$ 785,11) e da dedicação exclusiva (R$ 508,01). Considerando o reajuste, o valor do salário ficou em R$ 2.729,13 em abril e passará para R$ 2.947,65 em novembro.
Mas não foram somente os professores que tiveram reajuste acima da inflação. Profissionais da saúde conseguiram 69% de acréscimo. Segundo Meireles, esta foi a maneira de corrigir distorções históricas. O sindicalista Dorinaldo Malafaia, foi um dos profissionais da enfermagem que  considerou publicamente os avanços.
No caso dos médicos, o valor do salário passou para R$ 4.200, além da remuneração para efeito de aposentadoria e remuneração adicional por desempenho foi criado um abono diferenciado de R$ 1.150,00, para nível superior, e R$ 575 para nível médio, além de adicional de insalubridade de 30% para os demais profissionais.
No setor jurídico, a prefeitura deu gratificação de atividade jurídica de 30% sobre o vencimento básico. A gratificação é exclusiva para advogados da administração municipal.
Fiscais de postura e de obras, agentes de defesa ambiental e agentes sanitaristas também tiveram gratificação de produtividade correspondente a 10% do montante da receita efetiva das taxas de poder de polícia, além de gratificação de risco de vida, que corresponde a 30% do vencimento básico.
Do montante da receita constituída, 5% irá para a infra-estrutura logística, tecnológica, materiais e outros insumos usados no desempenho funcional do servidor.
Na Guarda Municipal houve reajuste e a regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações, além da instituição de faixas salariais, de acordo com o tempo de serviço. Os auditores e fiscais de tributos tiveram a mesma coisa.
(José Marques Jardim/Coordenadoria de Comunicação da PMM)

MPE denuncia prefeito Roberto Góes pelo desvio de R$ 8 milhões

Do portal do MPE:
O Ministério Público Estadual denunciou, nesta terça-feira, 23, à Justiça do Estado, o prefeito de Macapá, Roberto Góes e a secretária Municipal de Finanças de Macapá, Edilena Lúcia Cantuária, por crime de Peculato Desvio da verba destinada ao empréstimo consignado dos servidores municipais. O desvio totaliza R$ 8.385.486,73 (oito milhões, trezentos e oitenta mil, quatrocentos e seis reais e setenta e seis centavos) que deveriam ser repassados ao Banco Itaú Unibanco.
De acordo com a denúncia e documentos apresentados pela própria instituição financeira, a execução do pagamento de empréstimo consignado transcorreu sem alterações até o mês de maio deste ano, porém, a partir do mês de junho, os denunciados deixaram de transferir os valores retidos dos servidores municipais, gerando uma dívida de mais de R$ 8.000.000,00 (oito milhões de reais).
A denunciada Edilena Cantuária declarou que o não repasse ocorreu pela escassez de recursos do Município, em razão do 13º salário dos servidores e pagamento de férias dos professores; e Roberto Góes esclareceu que a inadimplência decorreu de prioridades estabelecidas pela administração municipal.
“Vale ressaltar que os valores já foram descontados nos contracheques dos servidores municipais, mas, desde junho, não chegam à instituição financeira”, complementa o promotor de Justiça, Afonso Guimarães.
Contudo, “a recusa em transferir os valores retidos ocorreu por vontade livre e consciente dos denunciados. A alegação de escassez de recursos não serve como motivo para agirem como agiram, pois os montantes por eles desviados não integram a receita municipal, já que pertencem ao Banco que realizou o empréstimo aos servidores, cumprindo a Prefeitura de Macapá apenas a tarefa de reter e transferir o valor que foi descontado”, destacou a procuradora-geral de Justiça, Ivana Franco Cei.
De acordo com a análise dos documentos oficiais do Município, mesmo que os valores desviados integrassem a receita municipal, ainda assim não haveria motivo para a retenção das verbas. “Pelo contrário, os documentos oficiais comprovam que a Prefeitura de Macapá está com saldo positivo e não com escassez. Se em janeiro deste ano, com um saldo positivo de mais de R$ 9.000.000,00 (nove milhões) foi possível repassar para o banco o valor total dos consignados retidos dos servidores, não teriam os denunciados nenhuma dificuldade em fazê-lo nos meses de junho, julho e agosto, nos quais os saldos positivos foram bem superiores a janeiro.
Ainda chamou a atenção do Ministério Público, de acordo com os documentos oficiais, que no período de janeiro a agosto deste ano, o prefeito aumentou os gastos com pessoal em 30%, “e isso leva a uma questão simples, se havia escassez de recursos, por que ele aprovou o aumento de despesas, se a alegação dos denunciados é a falta de cobertura financeira?”, indaga o promotor de Justiça, Flávio Cavalcante.
O Ministério Público Estadual requereu a instauração de processo criminal, e que os denunciados sejam condenados pela prática do crime Peculato Desvio e do crime de Assunção de Obrigação no Último Ano do Mandato.

Ferreira Gomenses aprovam Centro de Informação da FGE

A Ferreira Gomes Energia planejou um espaço com informações e conhecimento gratuito para a população.
A estudante Emily Reis, de 10 anos, foi uma das primeiras a conhecer o espaço. Como a maioria das crianças de Ferreira Gomes, ela não tem internet em casa e ficou animada com a possibilidade de acessar o mundo virtual. “Gostei muito e vou usar sempre”, disse Emily. Ela está falando do novo Centro de Informação da Ferreira Gomes Energia.
O local é uma espécie de ponto de integração entre a empresa e a sociedade em geral. Onde serão fornecidas informações sobre o empreendimento, o lugar será um centro de conhecimento, com informações sobre a empresa, biblioteca com um acervo de mais de mil livros e acesso a internet. “Nosso ideia é criar um núcleo central de informações para interagir com a comunidade, envolver as pessoas no desenvolvimento da Usina, criando uma relação de proximidade com os maiores interessados na conclusão da UHE, a própria população”, disse Ana Carolina Gonçalves, comunicação social e relações institucionais.

O Centro também promoverá a inclusão digital. “Nós disponibilizamos computadores para que a comunidade tenha acesso a internet e programas de edição de audiovisual”, explicou Ana Carolina Gonçalves. Estão previstas oficinas de informática e mídias digitais.
No lugar serão realizadas palestras, oficinas, sessões de cinema e ainda terá uma exposição permanente com fotos que indicam o andamento da obra e ações desenvolvidas pela empresa. O Centro de Informações está previsto no Plano Básico Ambiental (PBA), é mais um compromisso cumprido da Ferreira Gomes Energia.
INTEGRAÇÃO – O acervo da biblioteca do Centro de Informação é fruto de uma das muitas atividades planejadas para o lugar. Os livros foram reunidos em uma gincana que envolveu os alunos do ensino médio da Escola Estadual Maria Iraci Tavares. As turmas se empenharam e a que conseguiu arrecadar mais livros vai realizar uma visita a obra da UHE e conhecer detalhes do empreendimento.

Contato:
Carla Ferreira
Comunicação Social e Relações Institucionais – Jornalista

Sarney diz que Macapá não pode prescindir de recursos federais para continuar crescendo

O presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP) disse neste domingo (28) em Macapá que os municípios amapaenses não podem prescindir dos recursos federais para que obras e serviços públicos possam ser tocados, para continuarem o processo de crescimento e desenvolvimento. Ele deu a declaração logo depois de votar no segundo turno da eleição na Capital, na Escola Estadual Integrada Antônio Pontes, na 271ª seção da 2ª Zona Eleitoral. Para o parlamentar, é preciso mobilização da classe política, autoridades e técnicos, no sentido de carrear o maior volume de recursos para o Amapá.
Sarney explicou que muitas prefeituras de municípios menores realmente enfrentam mais dificuldades para conseguir emplacar projetos e, consequentemente, cumprir as etapas seguintes ao Empenho da Despesa e as demais obrigações técnicas e legais até a efetiva liberação dos recursos, licitações e acompanhamento da execução da obra. Ele elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa do Amapá de garantir recursos no Orçamento Estadual das contrapartidas obrigatórias para a liberação dos recursos federais.
Preço – Decano do Congresso Nacional, ou seja, o de carreira mais longeva no Senado, Sarney ainda acumula a experiência de ter sido deputado federal, senador e presidente da República. Do alto desse currículo, ele ainda cunhou a expressão “o povo não tem nada que ver com a briga dos políticos”, disse, a respeito de achar que as diferenças ideológicas e partidárias devem descer dos palanques assim que as eleições terminam. “Essas brigas resultam em prejuízos para a população, que acaba pagando um preço alto demais”, disse Sarney.
Sarney assina a lista de eleitores na Escola Integrada.
Ele recebeu em sua residência em Macapá alguns prefeitos eleitos de municípios, desde sábado e também no domingo. Deu orientações a respeito da necessidade de planejamento e austeridade nos gastos públicos, pois a população não tolera e o aparelho de estado, assim como os órgãos de controle realizaram investimentos em tecnologia. “Mesmo assim a sabedoria popular, manifestada através das urnas faz sua depuração, distingue os bons e os maus políticos”, declarou.

Comitês 50 invadidos na madrugada com vandalismo

Na madrugada desta sexta-feira (26) dois comitês de campanha do candidato da coligação Unidade Popular, Clécio Luis (PSOL), foram invadidos. Na ação, aproximadamente dez mil bandeiras foram cortadas e material impresso de campanha, como panfletos e adesivos, foram roubados. O presidente do PSOL no Amapá, Djalma do Espírito Santo registrou ocorrência junto à 6* Delegacia de Polícia, localizada no bairro do Trem, com BO n* 231146.
No comitê cedido pela vereadora Adriana Ramos, reeleita em Macapá e que apóia Clécio, os vândalos entraram pelo forro e arrombaram uma porta até chegarem às bandeiras, as quais cortaram e deixaram espalhadas pelo chão. No comitê cedido pelo vereador eleito André Lima, os criminosos levaram cadeiras, mesas, lâmpadas e materiais de campanha. O coordenador da Campanha de Clécio Luis, Claudiomar Rosa, disse que o material seria utilizado na última caminhada da campanha 50, que ocorreria no sábado, mas foi cancelada em função do ocorrido. “isso não abalará o ânimo da campanha 50, vamos vestir vermelho e fazer Macapá dar a volta por cima no domingo”, disse o coordenador.

Emília Borges
Jornalista

Vitória de Clécio empurra “harmonia” para a porta dos fundos da história.

No meio da campanha eleitoral do segundo turno, o PSOL do Ceará emitiu uma nota furiosa protestando contra as “alianças” do mesmo PSOL, no Amapá. Intitulado, “Em nosso nome, não”, o protesto fazia referência aos apoios manifestados pelo PTB, através do vereador eleito, Lucas Barreto, do DEM, pelo deputado federal Davi Alcolumbre, e do ex-senador tucano Papaléo Paes, à candidatura do professor Clécio Luiz, do PSOL, à Prefeitura de Macapá.
É absolutamente correto pensar que as “alianças espúrias” apontadas pelos cearenses não foram estabelecidas “em nome” deles, mas é rigorosamente certo acreditar que essas alianças foram feitas com objetivos nobres, em nome de quatrocentos mil habitantes de Macapá. A decisão do comando do PSOL no Amapá rompeu com a visão caolha de alguns partidos brasileiros, que só encontram virtudes nos entornos dos próprios umbigos, seguindo a velha máxima do “só é crime quando outros praticam”, ou seja, a base da hipocrisia que alimenta essa mentirada toda da moralidade exclusiva. A história tem provado essa falsidade.
A eleição que Clécio venceu no domingo não era uma eleição como outra qualquer. Coube ao PSOL a responsabilidade de comandar o que se esperava ser a última tentativa de erradicar do controle do poder no Amapá, um grupo político poderoso, com muito dinheiro para a compra de votos, pronto para ganhar mais uma eleição da forma condenável como sempre ganhou. Era o momento de juntar todas as forças capazes de ajudar na busca desse objetivo. E por que não Lucas, Davi, Papaléo e Jorge Amanajás? Todos eles tinham pleno conhecimento do que o PSOL e seus aliados pretendiam para o município de Macapá, e se ofereceram apoio era porque concordavam com eles, então eram alianças positivas. E sendo assim, seria justo negar a concretização dessas alianças limpas, porque alguém acredita que seu partido é uma ilha de inocentes cercada exclusivamente por bandidos? E se fosse você, deixaria de fazer as alianças, colocando em risco a qualidade de vida dos quatrocentos e vinte mil habitantes de Macapá?
No final desta etapa da vida amapaense, Clécio venceu uma eleição muito difícil, e deu mais um empurrão no grupo que se autodenominou de “harmonia”, na direção da porta dos fundos da história, por onde, espera-se, seus integrantes nunca mais voltem a entrar. (Antonio Corrêa Neto)

Roberto Góes reúnio secretários para dar início à transição

O prefeito Roberto Góes reuniu nesta segunda-feira, 29, com sua equipe de governo e pediu empenho de todos no final da atual gestão. Ele orientou que cada gestor, especialmente aqueles ligados às maiores secretarias, como Saúde, Educação, Obras e Manutenção Urbanística, preparem relatórios para serem entregues à equipe de transição do candidato eleito, Clécio Luiz.
O secretário de governadoria, Alberto Góes, vai coordenar os trabalhos da equipe de transição.
Roberto Góes disse que não se sente derrotado pelo resultado das urnas do último domingo. Ele obteve quase 50% dos votos válidos e alcançou índice de aprovação de seu governo de mais de 60%.
Prefeitura de Macapá
Coordenadoria de Comunicação Social

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

TV Amapá vai levar sinal da tv para Pedra Branca e Calçoene

PORTARIA Nº 1.957, DE 5 DE SETEMBRO DE 2012
O SECRETÁRIO DE SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA, no uso das atribuições que lhe confere o Anexo IV, Art. 71, inciso XXII, da Portaria nº 143, de 9 de março de 2012, e observado o disposto no art. 7º do Decreto nº 5.820, de 29 de junho de 2006, bem como o que consta no Processo nº 53000.007808/2011, resolve:
Art. 1º Consignar à RÁDIO TV DO AMAZONAS LTDA, autorizatária do Serviço de Retransmissão de Televisão, na localidade de PEDRA BRANCA DO AMAPARI, estado do Amapá, o canal 28 (vinte e oito), correspondente à faixa de frequência de 554 a 560 MHz, para transmissão digital do mesmo serviço e na mesma localidade, no âmbito do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre.
Art. 2º A presente consignação reger-se-á pelas disposições do Código Brasileiro de Telecomunicações, leis subsequentes e seus regulamentos, bem como pelo Decreto nº 5.820, de 2006.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
GENILDO LINS DE ALBUQUERQUE NETO
……..
PORTARIA Nº 1.963, DE 5 DE SETEMBRO DE 2012
O SECRETÁRIO DE SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA, no uso das atribuições que lhe confere o Anexo IV, Art. 71, inciso XXII, da Portaria nº 143, de 9 de março de 2012, e observado o disposto no art. 7º do Decreto nº 5.820, de 29 de junho de 2006, bem como o que consta no Processo nº 53000.007815/2011, resolve:
Art. 1º Consignar à RÁDIO TV DO AMAZONAS LTDA., autorizatária do Serviço de Retransmissão de Televisão, na localidade de CALÇOENE, estado do Amapá, o canal 28 (vinte e oito), corr espondente à faixa de frequência de 554 a 560 MHz, para transmissão digital do mesmo serviço e na mesma localidade, no âmbito do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre.
Art. 2º A presente consignação reger-se-á pelas disposições do Código Brasileiro de Telecomunicações, leis subsequentes e seus regulamentos, bem como pelo Decreto nº 5.820, de 2006.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
GENILDO LINS DE ALBUQUERQUE NETO

Para não esquecer setembro de 2010

PF deflagra “Operação Mãos Limpas”

Cerca de cem agentes da Polícia Federal estão desde às seis horas da manhã nas ruas  cumprindo mandados de prisão e de busca e apreensão em casas de autoridades e órgãos públicos. Trata-se da Operação “Maos Limpas” (…)

Operação “Mãos limpas” combate desvio de recursos públicos no Amapá

A Polícia Federal deflagrou hoje, 10 de setembro, a Operação Mãos Limpas, no Estado do Amapá, com o objetivo de prender uma organização criminosa composta por servidores públicos, agentes políticos e empresários, que praticava desvio de recursos públicos do Estado do Amapá e da União. As investigações, que contaram com o auxílio da Receita Federal, [...]

Tá no Estadão

Governador do Amapá é preso pela PF SÃO PAULO – O governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), foi preso na manhã desta sexta-feira, 10, em Macapá, durante Operação Mãos Limpas, deflagrada pela Polícia Federal. O objetivo da operação é prender uma organização criminosa composta por servidores públicos, agentes políticos e empresários, que praticava desvio [...]

Lula pediu votos a candidato preso pela PF

Tá no Estadão Alcinéa Cavalcante, especial para O Estado de S. Paulo MACAPÁ – Mesmo o PT tendo candidato ao Senado, o presidente Lula apareceu  nos programas eleitorais dos candidatos Waldez Góes (PDT), que foi preso na Operação Mãos Limpas nesta sexta-feira, 10, pela manhã, e Gilvam Borges (PMDB). Góes é ex-governador e Borges tenta [...]

PF apreende carros e um milhão de reais

Além de documentos, computadores e armas, a Polícia Federal – cumprindo mandado de busca de apreensão durante a Operação Mãos Limpas, apreendeu um milhão de reais e estes cinco carros de luxo, inclusive uma Ferrari Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em residências, empresas e em vários órgãos públicos, como o Tribunal de [...]

Presos pela PF já estão em Brasília

Os  presos  hoje em Macapá  pela Operação “Mãos Limpas”  desembarcaram no aeroporto de Brasília às 22h30. Eles foram recambiados de Macapá para Brasília em avião da Polícia Federal. No aeroporto um ônibus já estava à espera deles para levá-los ao Instituto Médico Legal para exame de corpo de delito. Depois do exame, eles começam a [...]

MPF/AP recomenda à Prefeitura de Macapá cumprir a Lei de Licitações

A Prefeitura de Macapá, por meio do prefeito Roberto Góes e dos secretários municipais, deve cumprir a Lei de Licitações. A advertência está em recomendação do Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP). O documento destaca, ainda, a obrigação dos gestores de notificar partidos políticos, sindicatos de trabalhadores e entidades empresariais sobre o recebimento de verbas federais. A finalidade é evitar a ocorrência de vícios em licitações e má aplicação de recursos da União.
O MPF/AP constatou irregularidades formais na execução de contratos firmados pela prefeitura com o Ministério das Cidades para a construção de habitações. Para coibir práticas semelhantes, a instituição quer que sejam rigorosamente cumpridos e divulgados todos os atos relativos a processos licitatórios, conforme prevê a Lei de Licitações.
Publicidade - Para o MPF/AP, a ampla divulgação das licitações é essencial para a garantia da livre concorrência aos certames. A instituição orienta aos gestores manter atualizadas no site da Prefeitura de Macapá todas as informações referentes a processos licitatórios, desde a abertura do procedimento administrativo até o encerramento da licitação.
Acesso à Informação – O MPF/AP chama a atenção para a Lei de Acesso a Informações. A lei prevê a publicação na internet de dados referentes a procedimentos licitatórios e contratos celebrados. Em trecho, a recomendação destaca: “a moderna administração pública pátria… deve-se pautar não apenas pelo princípio da publicidade, mas também pelo da transparência”.

Verbas federais
– Na documento, o MPF/AP adverte a Prefeitura de Macapá de que o recebimento de verbas federais deve ser comunicado a partidos políticos, sindicatos de trabalhadores e entidades empresariais. O órgão tem dois dias, a contar do recebimento do recurso para prestar as informações. A medida, prevista na Lei nº 9.452/97, é necessária para que haja acompanhamento da aplicação adequada das verbas.
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Amapá

Comunidade do Pacoval homenageia Nossa Senhora Aparecida

Alvorada de fogos às 06h abre a programação em louvor a Nossa Senhora Aparecida no bairro Pacoval, dia 12 de outubro, data dedicada à padroeira do Brasil, feriado nacional. Às 07h Santa Missa Solene presidida por Dom Pedro José Conti, bispo da Diocese de Macapá. Em seguida, a tradicional procissão por ruas e avenidas da comunidade: Guanabara, Bahia, São Paulo, Maranhão, Rio Grande do norte e Guanabara.
Após a programação religiosa, às 10h, inicia a festa social, na quadra da Igreja Nossa Senhora Aparecida, com sorteio de dez prêmios e venda de comidas típicas. Desde o dia dois de outubro a comunidade católica do Pacoval homenageia a padroeira do bairro e celebra momentos de reflexões e Evangelização. O tema central da Festa de 20112 é ‘Ó Nossa Senhora Aparecida, ajudai-nos a ouvir e anunciar a Palavra de deus para crescermos na fé’.
“O tema deste ano está em consonância com a celebração do Ano da Fé, que terá como abertura as comemorações do Jubileu de 50 anos da Paróquia São Benedito, da qual faz parte a comunidade de Aparecida, em que destacaremos o Ano da palavra em todas as comunidades paroquiais”, explica padre Daniel Nascimento, Pároco.
(Oscar Filho – Pastoral da Comunicação)

Ministério Público constata irregularidades no Hospital da Mulher “Mãe Luzia”

O Ministério Público, por meio da Promotoria da Cidadania de Macapá, realizou visita de inspeção no Hospital da Mulher “Mãe Luzia” e constatou diversas irregularidades. Dentre as mais graves, está a falta de leitos e medicamentos.
A inspeção aconteceu imediatamente após denúncia de funcionários do Hospital de que mães estariam em condições indevidas nas salas de pré e pós-parto. “Viemos até o hospital comprovar as denúncias e tomarmos providências judiciais, para que, imediatamente, em ação cautelar, seja minimizado o problema”, ressaltou o promotor de Justiça Pedro Leite.
Além das condições irregulares em que se encontram as mães e os recém-nascidos, enfermeiros e médicos relataram que, mesmo sem estrutura adequada e material básico para cirurgias e intervenções simples e cesariana, continuam realizando os procedimentos. “A situação é gravíssima, não temos medicamentos necessários para fazer cirurgias, nem a substância adequada para assepsia. Não estamos podendo fazer curetagem, algumas grávidas permanecem com o bebê morto no útero porque não temos a medicação. E nós temos que conviver com isso, não podemos virar as costas e deixar de atender o paciente. Continuarei fazendo o que posso fazer”, relatou o médico Amilton Rodrigues Lins.
“Rotineiramente, vivemos em situação de calamidade e esta situação já foi informada às autoridades competentes e já faz quase dois anos, nada mudou”, completou Lins.
Dr. Pedro Leite durante a inspeção no Hospital Mãe Luzia
Na maternidade, de acordo com informações dos funcionários, os leitos estão divididos. No pré-parto, são 8 com 16 gestantes, que, por vezes, acabam dividindo o mesmo leito. O berçário enfrenta os mesmos problemas estruturais e de medicamentos.
“A demanda apenas cresce, tumultuando cada vez mais o atendimento. Nossa população triplicou e o hospital não tem para onde expandir. Estamos aguardando a readequação da estrutura do hospital para tentar amenizar este quadro”, acentuou a enfermeira Catarina de Nazaré Oliveira.
A administração do hospital informou ao promotor de Justiça que serão criadas novas enfermarias, e que serão retirados alguns setores administrativos para obterem espaço. A proposta já tem a aprovação e será contratada uma empresa em caráter de urgência para iniciar as obras.
“É degradante e desumano o que vimos. Mães com crianças recém-nascidas, muitas vezes duas mães dividindo o mesmo leito. O Ministério Público não fica de olhos fechados. Temos uma Ação Civil Pública tramitando na 2ª Vara Federal de Macapá, que será complementada com o ingresso de uma ação cautelar em que será requisitada a interdição para que o governo adote as providências imediatas que o caso requer, dentro de prazos a serem estabelecidos pelo juízo”, disse Pedro Leite.
Ação contínua da Promotoria da Cidadania
O Ministério Público havia instaurado inquérito civil público para a implementação das políticas do Sistema Único de Saúde na Maternidade Mãe Luzia. O inquérito transita desde 2007. A Promotoria da Cidadania decidiu arquivar o inquérito e remeter cópia integral para a juntada na Ação Civil Pública, além de ter instaurado um processo administrativo para acompanhar o andamento das requisições do MP-AP como implementação de políticas e programas adequados para regularizar o funcionamento do Hospital.

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Ex-cortador de cana é o 1º prefeito eleito pelo PSOL

Ex-cortador de cana e presidente há 18 anos do Sindicato dos Servidores Públicos de Itaocara, Gelsimar Gonzaga é o primeiro prefeito eleito pelo PSOL no País. O sindicalista derrotou a hegemonia do PMDB no município de 23 mil habitantes no noroeste do Estado do Rio com uma campanha feita em um fusca amarelo 73 e marcada pela promessa de um governo “ético, honesto e transparente”.
Gonzaga, de 48 anos, recebeu 6.796 votos sem coligação com outro partido e foi eleito com 44,26% dos votos válidos, superando candidatos do PMDB (31,94%), do PR (11,53%), do PP (9,82%) e do PT (2,45%). Nem a direção nacional do PSOL acreditava em uma vitória na pequena cidade do interior.
O 1.º tesoureiro do partido, Francisvaldo de Souza, reconheceu que o resultado foi “uma surpresa”. “Agora vamos acompanhar de perto para que seja feita uma boa administração sob a ótica do trabalhador. Senão, pode acabar manchando a história do partido”, disse o dirigente. O prefeito eleito disse que o apoio é bem-vindo. “Eu agradeço, quero que venha mesmo, para me ajudar a fazer o melhor”, declarou. “Nenhum centavo pode ser desviado.” Gonzaga prometeu participação popular, por meio de conselhos. “A comunidade será sempre ouvida. Os conselhos é que vão decidir o que tem de ser feito.”
Quiabo
O socialista também anunciou que fará uma auditoria nas contas do antecessor e disse acreditar que o combate ao desemprego será o seu principal desafio. Itaocara tem uma economia essencialmente agrícola – o município é o principal produtor de quiabo do Estado. Na campanha, Gonzaga usava o fusca equipado com caixa de som, microfone e bandeira do PSOL. Ele não é um novato na política. Um dos fundadores do PT, já havia perdido seis eleições. Na primeira, para vereador, em 1992, obteve 48 votos. Depois foi candidato a vereador mais duas vezes, a deputado outras duas, e já tinha sido derrotado para a prefeitura. Afirmou ter gasto R$ 20 mil para se eleger. “Foi doação de amigos, não aceitamos um centavo de pessoa jurídica.”
Nascido e criado na roça, Gonzaga deixou Itaocara aos 18 anos para iniciar a militância no sindicalismo. Na capital, tornou-se diretor do Sindicato dos Bancários. Ficou dez anos no Rio, voltou para o interior, fez um concurso público e virou agente de saúde. Ficou só dois anos no batente. Licenciou-se, entrou para o sindicato dos servidores e continua militando até hoje. “A gente vai aonde tiver luta em defesa dos trabalhadores. Inclusive fui lá no Pinheirinho e apoiei a luta contra a desocupação.” Além da conquista de sua primeira cadeira no Executivo desde a criação do partido, em 2005, o PSOL ainda disputa o segundo turno em duas capitais: Macapá e Belém.

FELIPE WERNECK – Agência Estado

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Eleições Municipal em Macapá Modifica todo quadro politico .

      A eleição Municipal  de Macapá, modificou totalmente o quadro politico da capital amapaense, vejamos os nomes e votos dos eleitos.
      1 - ALINE GURGEL = PR  votos 4771
      2- ACACIO FAVACHO = PMDB votos 4606
      3 - ROCHA DO SUCATÃO = PT votos 4415
      4 - LUCAS BARRETO = PTB votos 3895
      5 -WOSHINGTO PICANÇO = PSB votos 3831
      6-DIEGO DUARTE = PP votos 3713
      7 - RUZIVAN = PDT votos 3703
      8 - NELMA NERY = PP votos 3700
      9 - NEUZINHA = PSB votos 3564
      10 -EDNA AUZIER = PDT votos 3554
      11 - CARLOS MURILO = PSC votos 3469
      12 - ALLAN RAMALHO = PSB votos 3357
      13 - AUGUSTO AGUIAR = PMDB votos 2578
      14 - JOÃO HENRIQUE = PR votos 2857
      15 -JAIME PERES = DEM votos 2718
      16 - MARCELO DIAS = PSDB votos 2706
      17 - ADRIANA RAMOS = PTC votos 2703
      18 - EDDY CLAY = PR votos 2432
      19 -ANDRE LIMA = PSOL votos  2393
      20 - GRILO = PV votos  2312
      21 - NELSON SOUZA = PCB  votos 2305
      22 - PROFº MADEIRA = PSOL votos 2238
      23 - ULISSES PARENTE = PSDB votos 2234