Visitantes

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Zona Norte de Macapá agora tem UPA 24 horas

“Hoje o dinheiro público está sendo devolvido para a população”, disse o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) junto com o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, o Prefeito de Macapá, Clécio Luís (PSOL) e o senador João Capiberibe (PSB-AP), bem como outras autoridades, durante a entrega da Unidade de Pronto Atendimento Florência Souza à população, localizada no bairro Novo Horizonte, da Zona Norte.
O Ministro Chioro, que bem conhece o histórico do Amapá, afirmou: Este momento mostra claramente a direção para onde o estado está caminhando, capitaneado por dois gestores que merecem nosso respeito, o governador Camilo e o prefeito Clécio Luís. Contou também que no Brasil existem 378 UPAS em funcionamento e que a que estava sendo inaugurada não ficava atrás das demais. “Os relatórios mostram, que no passado havia desperdício e descaso na captação de recurso. O dinheiro até era liberado, mas nada era feito”, disse o ministro. “Não consigo compreender como nos últimos oito anos do governo passado, a saúde no Amapá conseguiu virar de ponta-cabeça, com níveis surpreendentes de corrupção”, completou.
De acordo com a Secretaria de Saúde (SESA), a UPA deve desafogar os atendimentos do Hospital de Emergências em pelo menos 30%, atendendo o povo da Zona Norte e dos municípios vizinhos. “Há anos pelo menos oito anos o povo 
 aguarda um investimento como este
 IMG-20141016-WA0029 (1) 
do Governo do Estado. Enquanto espalham mentiras, nós entregamos obras e desmascaramos cada mentira”, afirmou o senador Randolfe.
Com capacidade de até 150 atendimentos diários de baixa e média complexidade, a UPA está equipada para fazer exames laboratoriais, raios-X e eletrocardiograma – procedimentos muito solicitados em situações de urgência e emergência. Os usuários também terão à disposição sala de curativos, sala de inalação, coleta de sangue, farmácia, sala de espera, posto de enfermagem e oito leitos (quatro para observação adulto, dois para observação infantil e dois para emergência).
O Ministro Chioro também assinou um convênio com o Governo do Amapá para a realização de cirurgias ortopédicas por meio do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (INTO), cujo objetivo é garantir celeridade e resolutividade nas demandas de ortopedia do Estado.
Chikungunya – o Senador Randolfe, após a inauguração, reuniu com o ministro e pediu atenção especial para a situação dos casos de febre Chikungunya, no Amapá.  Randolfe já havia entrado em contato com o Ministério da Saúde, em Brasília, logo que as suspeitas começaram a surgir. “Nós precisamos agir mais fortemente para evitar que o vírus se alastre”, afirmou buscando medidas e apoio da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário