Visitantes

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Rádio Universitária da Unifap entra no ar

Resultado do esforço conjunto praticado entre o reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), José Carlos Tavares, e comunidade acadêmica, entrou no ar nesta sexta-feira, 25, a Rádio Universitária 96.9 FM. O sinal tem alcance de 50 km de raio e está disponível 24 horas. A grade de programação será montada ao longo das próximas semanas. O estatuto com as normas que irão regulamentar a linha editorial da Rádio está na fase de formatação e, posteriormente, será posto sob avaliação do Conselho Superior (Consu).
Por se tratar de modelo de rádio universitária a programação terá que ser voltada, principalmente, para a difusão da cultura e educação, sendo composta por conteúdo jornalístico e serviços de utilidade pública. A comunidade amapaense também terá acesso à informações sobre os projetos desenvolvidos pela universidade, eventos técnicos e científicos.
A Rádio Universitária foi idealizada há alguns anos, mas só agora a concessão foi dada. “Isso ocorreu graças aos esforços de muitos companheiros articulados em Macapá e em Brasília, desde a nossa primeira gestão à frente da Unifap”, informou o reitor, destacando que o processo de concessão não ocorreu antes por conta da lentidão burocrática para a aquisição de equipamentos.

O diretor da Rádio Universitária, Fernando Canto, enfatizou que a Unifap tem um poderoso instrumento de divulgação das atividades acadêmicas e prestação de serviço à comunidade. “Este é o vínculo que se almejava estabelecer com a sociedade, a identificação com as produções locais e a amplificação do alcance do pensamento para além dos muros da universidade”, disse.
E quem terá papel fundamental em difundir esses pensamentos para além dos portões universitários serão os estudantes do curso de jornalismo. A Rádio Universitária é o local natural para que o alunado exerça estágios e aulas práticas necessárias em algumas disciplinas. As técnicas de locução e texto radiofônico agora podem se trabalhados e aprimorados. O edital com as bolsas de trabalho para os alunos do curso de comunicação será publicado na segunda – feira. Serão reservadas quatro vagas aos interessados.
A coordenadora do curso de jornalismo, Roberta Scheibe, vai reunir com o colegiado para que sugerir aos professores a utilização da rádio em projetos de extensão desenvolvidos com os acadêmicos. Depois de aprovado o estatuto, a intenção é que muitos docentes se tornem colaboradores e tragam para a emissora seus conhecimentos e interesses.
Kleber Soares
Assessoria Especial da Reitoria

Pronunciamento do magnífico reitor da universidade Federal do Amapá

Professor Doutor José Carlos Tavares Carvalho
Senhoras e Senhores,
É com prazer que me dirijo à sociedade amapaense para informar que de hoje em diante estamos entrando na área das telecomunicações através das ondas da nossa tão esperada Rádio Universitária.
Após enfrentarmos algumas situações de caráter técnico e superarmos os obstáculos da lentidão burocrática para a aquisição de equipamentos, nos organizamos novamente para levar a todos uma programação educativa e cultural, dentro dos objetivos que regem uma emissora concessionária do Governo Federal.
A Rádio Universitária é de todos os cidadãos brasileiros. É uma conquista do povo amapaense e uma realidade da UNIFAP. Ela foi idealizada há alguns anos, mas só há pouco tempo conseguimos a concessão, graças aos esforços de muitos companheiros articulados em Macapá e em Brasília, desde a nossa primeira gestão à frente da UNIFAP.
A Rádio Universitária é um órgão suplementar subordinado administrativamente à Reitoria da UNIFAP, que funcionará democraticamente, através de Conselhos nos quais haverá a participação de representantes da Comunidade Acadêmica e da sociedade em geral. Sua programação será implantada aos poucos e será pautada dentro dos objetivos educacionais, jornalísticos, culturais e de pesquisa.
Ela se propõe a contribuir para a melhoria e a valorização da Educação do Brasil, com ênfase na divulgação e na promoção das potencialidades científicas, artístico-culturais e esportivas das instituições de ensino e da cultura do Amapá e da Região Amazônica. Será também uma promotora e apoiadora de eventos culturais universitários, bem como local de estágios a estudantes e realizará programas jornalísticos, garantindo, assim, a democratização da informação em todos os níveis.
Hoje a Rádio Universitária não é mais um sonho. Torna-se realidade porque veio para ficar e para ser um fato real no coração de todos aqueles que a aguardaram com compreensão.
Assim, querermos agradecer aos que contribuíram para mais essa conquista da nossa administração, pois esta Rádio é uma conquista imensa de toda a comunidade unifapiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário