Visitantes

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Termina prazo para comprovação da vacinação antiaftosa no Amapá

                          211111aftosa

O prazo para os produtores rurais declararem a imunização de seus rebanhos contra a Febre Aftosa terminou nesta terça-feira, 15 no Amapá. Segundo a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), a partir desta semana serão aplicadas medidas punitivas aos produtores em inadimplência com a etapa, tais como multas, impedimento do trânsito e vacinação compulsória, com acompanhamento de técnicos da Agência.
A campanha de vacinação destinada a bovinos e bubalinos de todas as idades, encerrada dia 30 de novembro, chegou a ser prorrogada até 10 dezembro por falta de vacinas no mercado amapaense, mas a Diagro ofereceu prazo até terça para que o produtor apresentasse a declaração, comprovando que a dose foi aplicada.
O chefe da Unidade de Fiscalização da Diagro, Carlos Alberto Oliveira Gonçalves, avalia que essa campanha ocorreu dentro da normalidade e a expectativa com a entrega das declarações nas Unidades Veterinárias Locais (UVLs) da Diagro é a obtenção de um índice vacinal próximo aos 90% do rebanho estadual, estimado em cerca de 307 mil cabeças de bovídeos, superando o índice de 87,6% da campanha realizada no ano passado. O resultado oficial só será divulgado no final deste mês.
Segundo ele, quem não vacinou o gado pagará multa de R$ 67,50 por cabeça de animal, e se vacinou e não comprovou até o prazo determinado, receberá multa no valor de R$ 40,50 por animal. No entanto, a intenção da Diagro não é punir o produtor e sim vacinar os animais no intuito de um dia erradicar a Febre Aftosa, que há 16 anos não é registrada no Amapá.

Carlos de Jesus/Diagro

Nenhum comentário:

Postar um comentário