Visitantes

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Na Expofeira, governo diz que Amapá poderá ficar livre da aftosa em 2016

Estado tem que atingir 90% de vacinação no rebanho até o fim de 2015.
Erradicação da doença poderá iniciar exportação de carne amapaense.


90% do rebanho do Amapá precisa ser vacinado até o fim de 2015, diz Diagro (Foto: Abinoan Santiago/G1)

O rebanho bubalino do Amapá poderá ser exportado para outros estados a partir de 2016. A expectativa é da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), que espera receber o status de "livre da febre aftosa"  no primeiro trimestre do próximo ano.
O rebanho do estado é considerado atualmente de "alto risco" pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o que impossibilita a comercialização da carne. A possibilidade de mudança de status foi levantada pelo governo estadual neste domingo (1) durante a 51ª Expofeira Agropecuária do Amapá, em Macapá.
Segundo o diretor-presidente da Diagro, Otacílio Barbosa, o status de "livre da febre aftosa" poderá ser concedido ao Amapá caso 90% do rebanho de 350 mil animais seja vacinado pelos criadores até o fim de 2015.
Expofeira do Amapá acontece até 8 de novembro, em Macapá (Foto: Abinoan Santiago/G1)Expofeira do Amapá acontece até 8 de novembro,
em Macapá (Foto: Abinoan Santiago/G1)
"Temos a intenção de vacinar até o fim de 2015 cerca de 90% do nosso rebanho, que atualmente está em 350 mil animais. Atingindo essa meta, vamos receber em dezembro o ministério para uma auditoria nos dados e nos postos. Assim acreditamos que o Amapá possa receber no primeiro trimestre de 2016 o status de livre da aftosa, garantindo o crescimento do setor", declarou Barbosa.
Na campanha de 2015, de acordo com a Diagro, 78% do rebanho foi vacinado. O percentual contabiliza somente os animais vacinados declarados pelos criadores no banco de dados do governo estadual.
"Atingimos 78%. Queremos que o criador declare o seu rebanho vacinado porque às vezes o animal recebe a vacina, mas não é informado ao estado", comentou Otacílio Barbosa.
Expofeira
Mais de 40 mil pessoas são esperadas para cada dia da 51ª Expofeira Agropecurária do Amapá, que acontece no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. O evento ocorre entre 30 de outubro e 8 de novembro.

A expectativa de público é do governo do estado, que organiza a programação. O quantitativo de visitantes pode aumentar em dias de shows nacionais, chegando a 50 mil, segundo a Polícia Militar (PM).
A feira tem parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  A Expofeira reúne oportunidades de negócios, além de entretenimento com apresentações culturais locais e nacionais, competições esportivas e atividades de diversão.
G1 AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário