Visitantes

segunda-feira, 12 de março de 2012

GEA inicia obras da rede de abastecimento de água dos bairros Renascer e Pantanal

Habitados desde o fim da década de 90, quando os lotes foram doados pelo governo do Estado, os bairros Renascer e Pantanal, na zona Norte de Macapá, receberam o sinal de que em breve seus moradores terão água tratada. O governador Camilo Capiberibe deu início nesta sexta-feira, 9, a obra de implantação da Rede de Distribuição de Água que vai beneficiar, somente do bairro Pantanal, 330 famílias.
A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) vai executar a obra com recurso fruto de empréstimo feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao Governo do Estado, no valor de R$ 3,9 milhões, que já estão disponíveis.
A expansão do sistema de água tratada faz parte do projeto de saneamento básico do governo do Estado, que está levando água encanada para lugares onde os moradores nunca utilizaram serviços da Caesa. Eles dependem de poços amazonas e artesianos, que comumente são responsáveis por causar doenças principalmente em crianças e idosos.
O representante dos moradores da região, Carlos Augusto, disse ser este um sintoma de desenvolvimento. “Essa obra chega em boa hora. Vamos aposentar os poços, que nessa época costumam ser contaminados e nem todos podem comprar água mineral ou filtro”, disse o morador.
Desde 2010, a Caesa trabalha para melhorar o abastecimento de água tratada e da rede de esgoto de todo o Estado. Obras sanitárias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltaram a ser executadas; estão sendo trocados 67 km da rede de distribuição de água da capital; está sendo construída uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e três reservatórios do líquido.
Nos demais municípios, o Governo do Amapá e a Caesa também estão trabalhando. Como exemplo, o projeto de construção de uma ETA em Santana e a inauguração do Sistema de Captação, Tratamento e Distribuição de Água no distrito de Lourenço, em Calçoene.
O desempenho do Amapá na execução de projetos eliminou-o da lista dos estados que menos utilizam recursos federais. Isso mereceu elogios do governo Federal e, hoje, do superintendente em exercício da Caixa Econômica, Fabrício Franco.
Segundo ele, o GEA superou a fase difícil e hoje a Caixa tem orgulho em ser parceira nas obras do PAC. Os avanços resultaram, em janeiro deste ano, na destinação, pelo Ministério das Cidades, de R$ 16,7 milhões para elaboração de projetos que irão melhorar ainda mais o abastecimento de água em Macapá e Santana, que podem ser executados com recursos do PAC-2.
“Essas obras significam mais saúde. Sem água tratada os postos de saúde e hospitais lotam”, disse o diretor-presidente da Caesa, Ruy Smith.
O governador Camilo Capiberibe falou da importância das obras de saneamento que estão em execução e das que começam a criar vida fora do papel. “Essas obras são para a saúde e para o conforto de quem usa. Por isso nos empenhamos para que se tornem realidade. Conquistamos o respeito do governo Federal, o apoio da bancada, com deputados que confiam no nosso trabalho, e a credibilidade da população. Estamos trazendo água tratada para a zona Norte por meio dessa obra que é compromisso do governo”, falou o governador.
A rede de Distribuição terá 32.920 km com prazo de execução de seis meses.

Mariléia Maciel/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário