Visitantes

quarta-feira, 7 de março de 2012

Secretaria de Saúde promove ação no Dia Mundial do Rim







Nesta quinta-feira, 8, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza ação educativa sobre o tratamento de pacientes renais crônicos. A programação acontece das 8h às 13h, e faz parte da agenda de atividades alusivas ao Dia Mundial do Rim, conforme estabelece a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). O tema deste ano será “Rins em Defesa da Vida”.
No Estado, a programação será coordenada pela Clínica de Nefrologia do Amapá. A ação ocorre simultaneamente no Shopping Macapá, no bairro do Trem, e no Supermercado Fortaleza, na zona Norte. No Shopping Macapá haverá exposição de máquinas e simulação de uma sessão de hemodiálise. “A intenção é demonstrar às pessoas presentes no local como acontece o tratamento de um paciente nefropata”, explicou o administrador da Clínica de Nefrologia do Amapá, Igor Santana dos Reis.
O administrador diz que, além deste serviço, as pessoas presentes ao Shopping receberão orientação de médicos e enfermeiros sobre o controle das taxas de diabetes e de pressão arterial.
Na zona Norte, as atividades envolvem distribuição de panfletos com informações sobre as doenças renais. Além disso, haverá atendimento fisioterápico, massoterapêutica e distribuição de camisas e balões personalizados da Sociedade Brasileira de Nefrologia.
Estrutura
Existem hoje no Amapá mais de 200 pacientes recebendo atendimento e tratamento de hemodiálise pela Sesa. São 34 máquinas de hemodiálise à disposição dos pacientes na Clínica de Nefrologia. Além disso, existem mais três máquinas de hemodiálise, distribuídas nos Hospitais Estaduais de Clínicas Alberto Lima (HCAL), de Emergência (HE) e de Santana (HS).
O atendimento aos pacientes nefropatas, segundo Igor Santana, acontece de segunda a sábado, em três turnos, das 7h às 11h, das 12h às 17h e das 18h às 22h. A expectativa é que em até 30 dias, a Clínica de Nefrologia implante o quarto turno, que vai funcionar de meia noite até as 4h.
A Clínica de Nefrologia dispõe de aproximadamente 85 servidores da saúde que atuam no serviço clínico como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, massoterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e cirurgião vascular.
Ainda este ano, o serviço pode ser descentralizado para o município de Santana, onde será construída uma Clínica de Nefrologia no Hospital Estadual de Santana, com capacidade para receber 15 máquinas de hemodiálise e atender até 50 pacientes.

Edy Wilson Silva/Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário