Visitantes

quarta-feira, 20 de março de 2013

CONTROLE: VIATURAS DA SEGURANÇA PÚBLICA SERÃO MONITORADAS VIA GPS

Com a finalidade de otimizar a utilização da frota de viaturas do Estado, o Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), trabalha a implantação de um sistema de monitoramento e rastreamento de viaturas. O recurso atuará no controle total da frota de veículos policiais, via GPRS/GPS.
Na tarde desta segunda-feira, 18, representantes de uma empresa detentora do sistema no Amapá, explanaram acerca do funcionamento do mecanismo, que utiliza a mais alta tecnologia disponibilizando informações precisas sobre a utilização de determinada frota, gerando maior confiabilidade e economia operacional.
No Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODES), representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN), Polícia Técnico-Científica (POLITEC), além do coordenador do CIODES, Coronel Ubiratan Pessoa, e do Secretário de Justiça e Segurança Pública, Marcos Roberto Marques, assistiram à apresentação do funcionamento do sistema, e tiraram dúvidas sobre a segurança, histórico e utilização do moderno mecanismo de monitoramento de veículos.
Inicialmente, o recurso deverá ser implantado em Macapá e Santana, sendo estendido gradativamente aos demais municípios do Estado. Valores, período de adesão e data da instalação do produto ainda estão em discussão. Um levantamento de todos os veículos da Segurança Pública, incluindo carros, motos e vans, está sendo feito pelos órgãos vinculados.
“Trata-se de um investimento. O valor que pagaremos por esse sistema será devolvido em forma de economia, principalmente de combustível, para o Estado”, contabilizou o secretário Marcos Roberto.
Além da economia, o sistema terá efeito positivo também na distribuição de viaturas durante as chamadas para ocorrências policiais, melhorando significativamente o tempo de atendimento a determinado evento.
Rastreamento online
Há mais de três anos no mercado, o sistema monitora via GPS o percurso, parada e velocidade do veículo rastreado. Através de um pequeno mecanismo instalado no carro ou moto, é possível saber com precisão cada quilômetro percorrido.
À prova de fraude, o mecanismo também armazena por até 24 meses todas as informações acerca de determinado veículo, além de registrar e guardar por até 24 horas o histórico percorrido pelo veículo monitorado, quando este se afasta do local de cobertura.
O sistema auxiliará na economia de combustível e peças, e ainda, na prevenção, apuração de fatos e como prova pericial, já que é homologado pela Agência nacional de Telecomunicação (ANATEL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário