Visitantes

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Aconteceu em Brasilia o Vl Encontro Nacional de adolescentes e jovens vivendo com HIV/AIDS

Aconteceu nos dias 10,11,12 e 13 de julho aconteceu em Brasília o VI Encontro Nacional de adolescentes e jovens vivendo com HIV/AIDS,no Hotel St. Peter, no Setor Hotleiro Sul.O evento foi realizado pela ONG CEFOP (Centro de Educação e Formação Pública) e financiado pelo Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, com apoio das agências da ONU no Brasil.
O encontro reuniu aproximadamente cerca de 130 pessoas,entre delegados,observadores,comissão organizadora,relatores,mediadores e facilitadores,e teve como objetivo aproximar jovens do Brasil todo e discutir questões que perpassam o mundo e a vivência do jovem que vive com HIV/AIDS.

Dentro do encontro foram discutidas todas as representações de diálogo que a RNAJVHA possui dentro dos espaços,incluindo sua representação no CONJUVE-Conselho Nacional de Juventude.
Eu como conselheiro fiz a devolutiva de tudo o que foi realizado da minha parte enquanto conselheiro e todas as atividades das quais participei,fazendo um apanhado geral das reuniões ordinárias que participei(31ª e 32ª ) e do JUVENSUR e da X reunião especializada de juventude do Mercosul,da qual eu fiz a relatoria final e participei enquanto membro-conselheiro,na qual a RNAJVHA é uma das 6 entidades que foram escolhidas na 31ª reunião ordinária para participar dessa reunião especializada de interlocução entre os países do bloco do Mercosul e a juventude latino americana.

No dia 12 de julho aconteceu a plenária no VI ENAJVHA para rever a representação na RNAJVHA para o CONJUVE e realizar uma votação para escolha do próximo conselheiro de acordo com o calendário da RNAJVHA(2013-2015),diante disso levei a conhecimento de Rayan(que nos lê em cópia) e de Alessandro(que também nos lê em cópia) que o CONJUVE tem um calendário diferente da RNAJVHA e que partindo dessa premissa temos um empecilho porque no CONJUVE a troca de titularidade segue seu calendário próprio e na RNAJVHA não temos um alinhamento com esse calendário,todavia como já havia conversado com o Alessandro eu não me candidatei novamente para o CONJUVE nem para nenhum espaço de diálogo e representação que a RNAJVHA possui hoje,assim sendo para representar a RNAJVHA no CONJUVE foi eleito no último dia 12/07 o jovem Caiocesar Rodrigues de Recife - PE,como candidatura única presente em plenária final.

Estou copiando o mesmo no email e peço a vocês que façam a atualização dele como novo conselheiro do CONJUVE para convite das próximas reuniões bem como verifiquem como será feito em relação a nossa participação dentro da REJ/MERCOSUL,acredito que seria importante uma discussão sobre esse importante espaço de diálogo que a RNAJVHA participa e que requer além de dedicação e empenho muito comprometimento.
No ato da minha devolutiva,que precedeu a plenária final,ou seja,antes da minha retirada,informei que estou a disposição para quaisquer informações que o novo conselheiro precisar acerca do CONJUVE,no que diz respeito as reuniões ordinárias e extraordinárias do calendário 2012 e 2013,a comissão de comunicação da qual a RNAJVHA faz parte,ao GT de Relações Internacionais,sobre a REJ/MERCOSUL e sobre o JUVERNSUR,no sentido de tentar respaldá-lo e fornecer base para que o mesmo não se sinta perdido ou difuso sobre o trabalho que a RNAJVHA vinha desenvolvendo em parceria com outras entidades para dentro do CONJUVE e ações relacionadas no conselho.

Gostaria de agradecer a todo o CONJUVE,e me refiro a TODOS os conselheiros e membros sem exceção,pela oportunidade ímpar de participação em processos tão importantes e decisivos para a juventude,como ações visando a aprovação do Estatuto da Juventude,que só temos a comemorar,já que no último dia 10 o mesmo foi aprovado no senado e seu texto enviado para sansão presidencial,as ações contra a redução da maioridade penal,que além de importantes são decisivas para respaldar a nossa juventude em direitos e a credibilidade que foi dada durante todo o tempo que fiquei como conselheiro.Agradeço ainda pela oportunidade de representar o CONJUVE no último dia 04 de junho em uma reunião da UNFPA-Fundo de População das Nações Unidas e MS,com a finalidade de discutir a programação do seminário internacional sobre infância,adolescência e juventude,que acontece em Brasília nos dias 16,17 e 18 de outubro(segue relatório de participação em anexo),agradeço também a oportunidade de participar da X REJ/MERCOSUL  e poder realizar a relatoria final(segue em anexo),de todo o suporte e reporte que me foram dados enquanto membro do CONJUVE,da publicação do meu texto sobre Juventude e AIDS em âmbito internacional como assessor UNAIDS na Tunísia no site do conselho(http://www.juventude.gov.br/conjuve/noticias/2013/06/06-06-2013-aids-entre-os-jovens-na-pauta-do-mundo-diego-callisto-e-integrante-da-rede-nacional-de-adolescentes-e-jovens-vivendo-com-hiv-e-aids-2/?searchterm=Diego%20Callisto),ao Bruno Elias pela atenção e disposição em dialogar e construir junto aos conselheiros,a Ângela Guimarães pela simpatia e abertura de idéias,a Severine Macedo pelo aprendizado e pelo dinamismo de defender com tanto ímpeto e dedicação a juventude do nosso Brasil e por último e não menos importante ao atual presidente do CONJUVE,Alessandro Melchior,que me ensinou,me ambientou e me aconselhou em diversos momentos e que sempre esteve disposto a debater e construir com a RNAJVHA,além de ser uma pessoa da qual eu tenho profunda admiração pelo trabalho.

Muito obrigado a todos,foi uma experiência incrivelmente enriquecedora ser um conselheiro nacional de juventude e participar de um conselho tão ávido e bravo que luta pelas políticas públicas para nossa juventude brasileira,uma juventude que tem fome de direitos!

Um saudoso abraço à todos.

"Não sou obrigado a vencer nada na vida mas tenho o dever de ser verdadeiro com meus princípios e com o que aprendi dela,não sou obrigado a ter sucesso em tudo mas tenho no dever de corresponder a luz que tenho,porque penso que só engrandecemos nosso direito à vida cumprindo nosso dever de cidadãos do mundo."

 
Diego Callisto
Estudante de Administração com ênfase em relações internacionais
http://www.facebook.com/diego.callisto
http://www.twitter.com/diego.callisto
Instagram/Kik/Voxer @diegocallisto
Cel. (11) 9 85033624(Tim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário