Visitantes

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Homenagem do sen. Randolfe a Valmir Bispo

Companheiro Valmir! Presente!
Esse é o sentimento dos que viveram e vivem a marcante experiência do movimento estudantil no Brasil, com a perda de mais um de seus importantes líderes, Valmir Bispo dos Santos, presidente da União Nacional dos Estudantes – UNE no biênio 1987-1988. Valmir foi encontrado morto em sua casa, um velho casarão colonial no bairro da Campina, em Belém-PA, na manhã da última quinta-feira (19).
Os arredores da secular igreja da Trindade, cercada de história, é o ambiente que Valmir escolheu para morar nos últimos dois anos. Apaixonado pelas causas populares, pelas questões ambientais e pela cultura, foi diretor do Bosque Rodrigues Alves – que transformou em jardim botânico, presidente da Fundação Curro Velho e atualmente atuava como diretor do Núcleo de Arte e Cultura da Universidade do Estado do Pará.
Aos 50 anos, Valmir não perdera a jovialidade, que o tornou uma das lideranças mais carismáticas do movimento estudantil dos anos 80. Sorridente, criativo, fraternal, plural, sua morte mobilizou centenas de pessoas, cortejos de artistas, jovens militantes estudantis, velhos companheiros. Forjado na luta pela redemocratização do Brasil, integrou o clandestino Partido Revolucionários Comunista – PRC e a corrente estudantil Caminhando.
Integrante dessa trajetória fascinante e viva da juventude brasileira que sou, associo-me, com sentimento de pertencimento, mesmo que distante, aos que nesse momento, consternados, se reencontram na derradeira despedida a Valmir, contando e recontando suas próprias histórias. Seu legado é o nosso legado; e as causas da juventude, companheiro, tão bem defendidas por sua brilhante ação política, terão em nossa atuação ecos de vitória.
A você e a todos os heróis da juventude brasileira dedico a luta pela aprovação do Estatuto da Juventude que hoje travamos no Congresso Nacional. Para mais essa luta chamamos: Companheiro Valmir! Presente!

Randolfe Rodrigues
Senador da República

Nenhum comentário:

Postar um comentário