Visitantes

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

"Queimadão Gay": esporte é aliado no combate à homofobia no AP

                                                     

Alexandro Colares, diretor do Departamento de
Promoção da Igualdade e Orientação Sexual da
Diversidade da Prefeitura de Macapá

 (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP) 

Após meses sem atividades, a pratica esportiva tenta ganhar a adesão da população. Modalidade é praticada em praças públicas de Macapá

 Como parte da programação de verão realizada pela prefeitura de Macapá, o Departamento de Promoção da Igualdade e Orientação Sexual da Diversidade (Depir), realizou na noite de quinta-feira (1), a abertura do 2º Queimadão Gay. A modalidade esportiva estava sem atividades há meses e agora tenta ganhar, novamente, a adesão do público que acompanhava as partidas na Praça Barão do Rio Branco, no centro da cidade.

 Time "Os Invasores". Queimadão Gay, prática esportiva sadia e sem preconceito 

 (Foto: Jonhwene Silva/GE-AP)

 O 'Queimadão Gay' surgiu no ano de 2005, quando membros das quadrilhas juninas, na sua maioria formado por homossexuais e simpatizantes, levavam para a quadra a rivalidade existente na dança. De forma sadia, eles disputavam partidas de queimada, de maneira irreverente, e isso acabou chamando a atenção do público que lotava a praça Barão do Rio Branco, para acompanhar os jogos.

A modalidade conseguiu derrubar tabus e a quebra de preconceito, já que o 'Queimadão' ganhava adeptos até em outros municípios. Os times são formados por oito jogadores e ganha a equipe que eliminar os adversários que forem acertados com a bola. De acordo com a organização do evento, outro objetivo da prática esportiva é conmbater a homofobia.

- Nossa intenção é fazer com que essa modalidade peculiar, que só existe aqui em Macapá, volte a ser praticada como era antes. Além disso, outra intenção é ajudar a diminuir o preconceito, já que notamos que ainda há muita discriminação em relação aos homossexuais na sociedade amapaense, - disse Alexandro Colares.

O jogador Lucas Mateus, do time "Os Invasores", considera a modalidade sadia, já que praticando o 'Queimadão' consegue  realizar uma atividade física e claro, além de se divertir com os amigos.

- Nosso objetivo não é brigar ou simplesmente jogar o 'Queimadão'.  As pessoas precisam entender que não há nada demais em praticar esse tipo de esporte, - destacou Lucas.

F.G1 G E AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário