Visitantes

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Torneio 'Queimadão da Paz' une esporte e pluralidade em Macapá diz Alexandro Colares

Evento faz parte da programação do Macapá Verão. Além de equipes da capital, equipes de outros municípios participarão da competição.

 Nesta quinta-feira (1º), aconteceu o torneio 'Queimadão da Paz de Verão'. Este ano, o evento faz parte da programação esportiva do Macapá Verão e a expectativa da organização é receber mais de dez equipes de Macapá e demais municípios  para a competição.

A prática do esporte é tradição na capital e atrai um grande público, em especial do segmento LGBT. De acordo com o coordenador do esporte, Vagner Brito, as primeiras partidas surgiram há nove anos, durante o período junino. O objetivo era mostrar o lado amistoso e divertido dos membros das quadrilhas, consideradas 'rivais' dentro da quadra junina.

- As partidas eram realizadas durante as quintas-feiras. Nossa intenção é mostrar para os participantes que nós poderíamos viver harmonicamente, mesmo competindo -, declarou Vagner .

Segundo o diretor do Departamento LGBT do Município, Alexandro Colares, outro ponto de destaque é denominação das equipes. Nomes como Lótus Negra, Guarás e Gladiadores são exemplo da criatividade dos participantes. Cada time é composta por 12 jogadores, não havendo divisão entre os sexos.

- Apesar da grande presença de homossexuais, a queimada celebra a pluralidade e a diversidade sexual, já que é freqüentada por um público bastante eclético. Nas partidas todos podem jogar: homens contra homens, homens contra mulheres, homos, heteros, bissexuais e transgêneros ,  afirmou Colares.

A praça Barão do Rio Branco é o local de confronto entre as equipes e desde o surgimento do Queimadão. O local recebe um número cada vez maior de expectadores. Para Alexandro, além de promover a celebração da diversidade sexual, o evento contribui para o aumento do lucro dos ambulantes.

 A premiação para os times vencedores será trofeus e medalhas. O evento terá também uma programação cultural, com a eleição da Musa e do Mister Gay.

As inscrições são gratuitas e encerram nesta quarta-feira (31), às 18h. Poderão ser feitas na Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), no Departamento de Promoção da Igualdade e Orientação Sexual da Diversidade (DEPIR). O horário previsto para iniciar a programação é as 16h.

Cassio Albuquerque 

 Diretor do Departamento LGBT, Alexandro Colares
(Foto: Cassio Albuquerque/GE-AP).

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário