Visitantes

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Astronauta Marcos Pontes recebe comenda da Assembleia Legislativa do Amapá

O primeiro astronauta brasileiro, o paulista Marcos Pontes, receberá na noite deste sábado (15) em Macapá, a Medalha do Mérito Comandante Annibal Barcellos, considerada a maior honraria do Poder Legislativo local. O reconhecimento por uma propositura de autoria do presidente da ALAP, deputado Júnior Favacho (PMDB), aprovado por unanimidade dos parlamentares da Casa esta semana. Marcos Pontes está em Macapá para proferir palestra no 3º Encontro de Administradores do Amapá, realizado no auditório do Ceap (Centro de Ensino Superior do Amapá).
O ilustre visitante desembarcou em Macapá no final da noite de sexta-feira e já na manhã de ontem cumpriu agenda de compromissos na cidade, como entrevista a uma emissora de rádio, visita a pontos turísticos e um almoço oferecido pelo Conselho Regional de Administração (CRA). Durante a confraternização, o presidente da ALAP comunicou a Marcos Pontes sobre a comenda que o Poder Legislativo do Amapá estaria ofertando-lhe. “Receba o reconhecimento do povo do Amapá por sua relevante contribuição para a educação e às ciências”, disse Favacho.
Marcos Pontes, Júnior Favacho e representantes do CRA-AP
Além da palestra de Marcos Pontes no congresso dos administradores, ele retornará a Macapá na próxima semana para participar da programação alusiva ao Equinócio da Primavera, um fenômeno natural único no país que é melhor observado em Macapá. Na ocasião haverá uma palestra do astronauta e visita monitorada ao Complexo Turístico do Monumento do Marco Zero do Equador, que terá ainda um Planetário instalado em suas dependências.
Marcos Pontes é natural da cidade de Bauru (SP) e ingressou na Aeronáutica do Brasil após ser aprovado em um dos mais concorridos concursos públicos do país, o da Academia da Força Aérea (AFA). Tornou-se piloto de caça e depois instrutor, tendo assumido inúmeras funções de destaque. Paralelamente à carreira militar, prestou concurso para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), formando-se engenheiro. Após ir para a reserva da Aeronáutica, fez mestrado e doutorado, até ser admitido no processo seletivo para o Programa Especial Brasileiro, tendo feito preparação nos Estados Unidos, no Japão e na Rússia. Em 2008 foi lançado oficialmente ao espaço, um feito inédito para o Brasil até então.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Texto e fotos – Cleber Barbosa (Ascom Presidência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário