Visitantes

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ação tenta impedir alastramento de hanseníase entre presos condenados e provisórios do Iapen

No primeiro dia da ação aconteceu a busca ativa com 275 atendimentos, sendo detectados 88 problemas dermatológicos
 Tiveram início ontem (26) as ações de combate à hanseníase no Instituto Penitenciário do Amapá (Iapen), promovidas pela Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com Coordenadoria estadual de Hanseníase.
As atividades marcam o Dia Mundial de Combate a Hanseníase, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que acontece sempre no último domingo de janeiro. Este ano a programação foi direcionada aos internos do Iapen, em decorrência da facilidade de contagio pelo grande número de pessoas convivendo aglomeradas.
"Resolvemos direcionar as ações a este público para chamar a atenção com relação a este grave problema de saúde pública e iniciar o tratamento tão logo nossos profissionais detectem a doença para evitar o contágio", disse a coordenadora municipal de hanseníase, Josirlene Sarquis.
No primeiro dia da ação, aconteceu a busca ativa, com 275 atendimentos, por parte das equipes do Estratégia Saúde da Família e do Centro de Refe-rência de Doenças Tropicais. Deste montante foram detectados 88 problemas dermatológicos, 11 suspeitos e um caso confirmado de hanseníase, que serão encaminhados para a segunda etapa da ação que acontece nos dias 30 e 31 com consulta médica e encaminhamento para tratamento.
No término da consulta médica, quando necessário, a Semsa vai disponibilizar a me-dicação para o tratamento das ocorrências. No caso da hanseníase o tratamento, se realizado corretamente, dura entre seis e doze meses e o portador deixa de transmitir a doença para as outras pessoas logo no inicio do uso da me-dicação.
As unidades de saúde trabalham na prevenção, orientação e tratamento dos casos detectados de hanseníase durante todo o ano. "Quem apresentar alguma mancha pode procurar uma das unidades de saúde da capital para avaliação. Caso o médico confirme, a hanseníase tem cura e o medicamento é gratuito e está disponível nas unidades de saúde da rede municipal de Macapá", informou o secretário de saúde, Otacílio Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário