Visitantes

sábado, 21 de janeiro de 2012

Maternidade Mãe Luzia irá oferecer teste do olhinho

Nenatologistas da Maternidade Mãe Luzia passaram por um treinamento para a implantação do Teste do Olhinho dentro do hospital. O curso faz parte do plano estabelecido pela unidade de saúde para a redução da mortalidade neonatal.
A Maternidade já vinha oferecendo os testes do Pezinho e da Orelhinha e, com a capacitação dos profissionais e com a implantação do Teste do Olhinho, será possível detectar alterações oculares no bebê ainda no berçário.
O Teste do Olhinho é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês na primeira semana de vida, preferencialmente antes da alta da Maternidade, e que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações como, por exemplo, uma cegueira irreversível.
A diretora da Maternidade Mãe Luzia, Iranir Andrade, explica que, após o curso, os médicos poderão diagnosticar doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira.
“Pelo menos 60% das causas de cegueira ou de grave sequela visual infantil podem ser prevenidos ou tratáveis se fossem detectadas precocemente, antes de se agravarem. Daí a importância do teste do olhinho”, explica Iranir.

Alieneu Pinheiro/Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário