Visitantes

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Criação de búfalos no Amapá causa degradação de pastagens

MACAPÁ - O número do rebanho de búfalos está aumentando no Amapá segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) o número chega a 180 mil. No entanto a falta de qualidade do manejo dos animais está provocando problemas ambientais como degradação das pastagens, diminuição de animais silvestres e surgimento de plantas invasoras, principalmente o algodão bravo.

O problema é que a maioria dos criadores de búfalos não faz o manejo adequado das pastagens, mantendo um número de animais maior do que
a pastagem suporta, por isso acontece à degradação da pastagem.

Hoje o grande problema ambiental resultante do manejo impróprio de búfalos no Amapá é a invasão da planta algodão bravo nos pastos. Estudiosos do assunto apontam que existe cerca de 100 mil hectares de pastagem nativa do estado atingidos pelo algodão bravo, um arbusto que se dissemina rapidamente, e por ser uma planta tóxica mata o animal.

Uma forma de combate recomendado pela Embrapa é a roçagem controlada, um processo lento, mas que é necessário para tentar controlar o avanço intenso do algodão bravo nos pastos do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário