Visitantes

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Senador Randolfe Rodrigues PSOL/AP

Senador Randolfe Rodrigues do PSOL /AP, distribui para os pescadores e criadores de peixe do Estado do Amapá .Coletânia de leis sobre a pesca e aquicultura.
                                                                             PREFÁCIO
      ¨O rio comanda a  vida ¨, è o tituo da obra Epoca  de Leandro Tocantins escrita em 1952, resumindo nesta frase a sintese da vida do amazônida, desde os primórdios da nossa região. ¨O rio, sempre o rio,unido ao homem, em associação quase mistica, o que pode comportar a transposição da máxima  de Hérodoto para os condados amazônicos, onde a vida chega a ser , até certo ponto , uma dádiva do rio, e a água uma espécie de fiador dos destinos humanos¨.
      Com esta citação e com imensa  satisfação  tornamos realidade a publicação desta breve  coletânia de leis sobre a  pesca e aquicultura que representam  importantes avanços para aqueles  que vivem em estreita comunhão com os rios da nossa Amazônia.
      A pesca, especialmente a artesanal, praticada e diseminada por toda a Amazônia, cumpre um papel preponderante na segurança alimentar do nosso povo, além de contituir importante fonte de renda para ampla camada da população. Mais do que isso, a pesca realizada pelo nosso ribeirinho traz comsigo o mote da sustentabilidade, visto que se faz com  métodos que  usualmente respeitam limites da natureza e a reprodução da espécies.
      Os avanços obtidos pelos pescadores e registrados na legislação que compõe este livro constituem - se em direitos deste seguimento, impondo também os deveres a serem observados. O desafio é garantir que tais direitos e deveres sejam cumpridos, de tal modo que a lei  nao se torne ¨letra morta¨, como tantas outras que existem na nossa legislação.Para que estas normas sejam eficazes,antes de tudo , é imprescindivel  conhecé-la para, a partir desta apropriação, exigir  que sejam cumpridas!
      Por isso,vemos com grande importância esta publicação que fazemos chegar a você .Guarde-a sempre comigo. Apodere-se do seu texto, ampliando assim  a sua cidadania e participação ativa na sociedade.
      Afinal, lembrando o poeta  amazônida  Paulo André Barata  ¨Este rio é minha rua / Minha  e tua mururé/ Piso no peito da lua/Deito no chão da maré (...) Pois é pois é/ Eu não sou de Igarapé / Quem montou na cobra grande / Não se escancha em puraqué¨.
                                              RANDOLFE RODRIGUES
                                             SENADOR DA REPUBLICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário