Visitantes

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A história de Macapá e o Grande SACACA

      O nome da cidade de Macapáé uma variação de maca-paba,que na linguagen dos indiginas quer dizer estância das  bacabas ou lugar de ambundância das bacabas.
      Bacaba é um fruto gorduroso originario da ¨ bacaba ¨, palmeira nativa da região, de onde se extrai um vinho de cor acinzentada, tipica e muito saborosa.
      Antes do chamado Descobrimento do Brasil, em 1499, Americo Vespúcio, participando da expedição de Alonso de Hojeda, sob ordens dos reis católicos da Espanha Fernando e Isabel, em carta  documento escrita por esse navegador , na qual narra o momento em que sua expedição atravessa a linha do equador, ao municipio de Macapá hoje capital do Estado do Amapá.
      Portanto, muito antes de ser oficializado o nome Macapá,,Americo Vespúcio já havia passado em sua frente, através do rio Amazonas. Mas, antes de  achar- se Macapá, o primeiro nome oficial dado a estas terras foi ¨ADELANTADO DE NUEVA ANDALUZIA ¨ em 1544  pelo então rei da Espanha CARLOS V, numa concessão a  Francisco Orellana, navegador Espanhol.
      A história da cidade de Macapá está relacionada com a defesa e fortificação das fronteiras do Brasil e com a preocupação em garantir a fixação do homem às terras brasileiras . Assegurando, assim a soberania de Portugal nas terras conquistadas.
      A cidade de São José, comoé conhecida, é atrente pele sua hospitalidade e por ter um povo muito carismatico. Nessa história  vamos falar  um pouco da pessoas inlustre que fez parte do histórico da cidade de Macapá  e que ajudou no desenvolvimento de pesquisas com plantas nativas e curou muita gente através do seu conhecimento com as evas .O senhorv RAIMUNDO DOS SANTOS SOUZA  é um personagen tradicional, um  pioneiro macapaense que nasceu no dia 21 de agosto de 1926.
      Nessa época a cidade ainda fazia parte do Estado do Pará. Desde sua infancia, ele teve os  primeiros contatos com pesquisadores estrangeiros que passavam temporadas em Macapá .Sempre fazendo o trabalho auxiliar,tambem andava no mato para tirar madeira com seu pai e foi nesse periodo que teve os primeiros contatos com as plantas.
      Raimundo era um menino inteligente e muito curioso, por isso recebeu o apelido de ¨Sacaca¨, que quer dizer ¨UM GRANDE CONHECEDOR DA FLORESTA¨. Com o tempo seu conhecimento sobre as plantas foi aumentando .Dotado de uma memoria invejavel foi construindo sua fama de forma  empírica. Nunca frequentou uma academia ou curso superior de biologia , mas deixou três obras que falam , de A a Z a respeito das plantas que curam. Negros, morador  do antigo bairro Julião Ramos e hoje atual bairro do lagunho, um dos mais tradicionais de Macapá por ter raizes afro.
      Logo ficou famoso em toda a cidade pelos bons resultados alcansados através de suas evas e garrafadas  ( mintura de varias plantas ).A população o procurava para a cura de diversas doenças . Além de sua paixão pelas plantas ele tambem foi um  carnavalesco nato, e por anos e anos ele foi o primeiro e único Rei Momo do carnaval  amapaense.
      Sacaca faleceu 1999,todo moradores  conheciam ou ja ouviram falar no Sacaca , hoje temos seu nome  em um Museu .O museu Sacaca  atua promovendo ações de pesquisas ,prevenção e comunicação , procura fazer interagir o saber cientifico e o  saber popular dos povos Amazonicos.
      Trabalha tambem divulgando as pesquisas realizadas pelo instituto de pesquisas cientificas e tecnologicas do Estado do Amapá ( IEPA ), através de exposições e oficinas pedagogicas.
      LISTA DE PLANTAS QUE CURAM USADAS POR SACACA E INDIOS
ALFAVACA - banhos e combate o resfriado
ALHO - pressão alta, resfriado e  gazes
AMOR CRESCIDO - tratamento do figado e queda de cabelo
ANADOR- para todos os tipos de dores
ANDIROBA- massagens em lesóes, combate inflamações e males da garganta

Nenhum comentário:

Postar um comentário