Visitantes

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

No mundo do zé


No mundo do Zé a maioria das pessoas é careca, mas Zé é um menino diferente por que ele tem cabelos. Longos e brilhantes cabelos negros. Na escola do Zé, nas aulas de higiene ninguém fala em shampoos ou na necessidade de se prevenir de piolhos. Nos programas que o Zé assiste na TV os mocinhos são sempre carecas e as mocinhas suspiram por cabeças bem reluzentes. Não existem cabeleireiros no mundo do Zé e ele aprendeu a cuidar dos cabelos sozinho. A família do Zé já tentou raspar sua cabeça várias vezes...mas os fios sempre voltam a crescer um dia ou dois depois. Zé é vítima de chacota dos colegas que o chamam de macaco peludo, cabeludo e outras ofensas. Os professores do Zé dizem que não podem fazer nada, a culpa é do Zé que não nasceu careca.

Alguém sugeriu que a escola falasse sobre o assunto. Que mostrasse que cabeludos ou carecas todos eram iguais e podiam viver bem. Alguns pais não gostaram. "Não é normal ter cabelos". "Isso vai estimular as crianças a comprarem perucas e virarem cabeludos". Depois de muita discussão, um grupo de estudiosos resolveu que devia ser feito um Kit anti discriminação. Zé não é o único cabeludo do seu mundo. Eles são minoria, mas existem. E  a ciência já provou que cabeludos são normais. Só diferentes. Mas no mundo do Zé tem alguns deputados que vivem do ódio e que já saíram por ai dizendo que o Kit vai contaminar as crianças e que os cabeludozistas querem impor seu domínio capilar no mundo. As bases carecocentradas estariam em perigo! É preciso defender a santidade do couro capilar liso.

Parece piada? Troque cabelos por orientação sexual e esse é o retrato das nossas escolas. Heteronormativas, defendendo a existência de apenas uma forma de sexualidade sadia, a hétero, mesmo com a ciência mostrando que homossexualidade é tão normal quanto heterossexualidade. Culpando o menino e a menina homossexual pelo bullying que sofrem. Eximindo-se de qualquer responsabilidade e perpetuando uma noção errônea e cientificamente falsa. Afinal, qual é o papel da escola?

Eu não vejo ninguém defendendo a santidade da versão criacionista e os perigos para a sociedade quando a escola ensina a Teoria da Evolução. Ou pais com a gênese em punho quando se diz que o Universo levou bilhões de anos e não sete dias para se formar. Ou que penicilina é a cura para algumas doenças e não a oração com mãos postas. A escola laica e não confessional tem compromisso com a verdade científica e com a promoção do desenvolvimento humano e o combate a toda forma de preconceito. Se você como pai deseja uma educação religiosa para o seu filho procure uma escola confessional ou exerça sua função e discuta aquilo que seu filho aprende. A escola é só UMA instância de ensino. Você é a mais importante.

Nossas escolas tem optado pela invisibilidade gay. Meninos e meninas LGBTs são violentados em seus direitos todos os dias. O direito de ter modelos sociais saudáveis, de serem respeitados como indivíduos, de receberem orientação sexual e biológica adequada a sua sexualidade e de serem protegidos do bullying e do preconceito. Acusam os militantes de gayzistas, de quererem uma apologia a homossexualidade, quando na verdade o que existe é uma ditadura do modelo heterossexual como o ÚNICO modelo saudável e decente. Imagine ser gay e aprender a odiar o que você é. Aprender todos os dias que sua sexualidade é menos importante ou menos saudável. Que você está condenado ao gueto e que a sociedade no máximo vai te tolerar. É isso que nossas escolas estão ensinando a meninos e meninas homossexuais todos os dias.

O Kit anti Homofobia nas escolas não vai tornar ninguém gay. Se isso fosse possível, então a apologia (e imposição) heterossexual na mídia, na escola e na sociedade como um todo, já teria exterminado a homossexualidade. O que se quer é proteger uma parcela de jovens que são alvos de agressões cruéis todos os dias. É informar aos outros que ser gay ou lésbica não muda nada na relação entre eles. Desmistificar conceitos e pré-conceitos. E tirar da invisibilidade forçada uma parcela de pessoas que vem sendo vítima da ditadura do heterocentrismo.

maedefilhogay.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário