Visitantes

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

GEA acompanha situação de catraieiros de Oiapoque em audiência na Câmara dos Deputados

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira, 27, às 10h, audiência pública para debater a situação dos trabalhadores catraieiros do município de Oiapoque, no extremo Norte do Amapá. O governo do Estado, por meio das Secretarias de Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e dos Transportes (Setrap), participou da audiência. O requerimento que deu origem a reunião é de autoria dos deputados federais Fátima Pelaes e Sebastião Bala Rocha.
A audiência foi sugerida com o objetivo de encontrar uma alternativa para garantir a continuidade de emprego aos catraieiros que fazem a travessia diária de pessoas de Oiapoque até Saint-Georges, no lado francês. Por conta da construção da ponte binacional, a categoria diz que ficará sem uma ocupação, já que a principal atividade é o transporte de passageiros. Em abril deste ano, os catraieiros chegaram a fazer manifesto para chamar a atenção das autoridades quanto ao problema.
“São trabalhadores que lutam por seus empregos. O governo do Estado busca alternativas para assegurar que não fiquem sem uma ocupação após a liberação do trânsito de pessoas, veículos e cargas na ponte binacional”, disse Sivaldo Brito, titular da Sete.
Na audiência estiveram presentes Eudes Carneiro Silva, assessor da Secretaria de Relações do Trabalho do MTE; representante do Ministério das Relações Exteriores; Eugênio Pio Costa, representantes do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis; Jorge Ernesto Pinto Fraxe, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes; Sérgio La-Rocque, secretário de Transportes do Amapá; José Ribamar de Souza Brito, representante da Cooperativa Mista Fluvial de Catraieiros de Oiapoque; e Luiz Antônio Lobato da Silva, representante da Cooperativa de Pilotos Aquaviários e Turismo.
Ascom/Sete

Nenhum comentário:

Postar um comentário