Visitantes

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Rosemary Noronha conseguiu cargo para a filha na Anac

Rosemary Novoa de Noronha, chefe de gabinete da Presidência em São Paulo demitida ontem após a operação da Polícia Federal, conseguiu um cargo na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a sua filha, Mirelle, no final do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A PF também afirma que Rosemary usava seu cargo para agendar reuniões com autoridades públicas, como por exemplo o governador da Bahia, Jaques Wagner, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.
Em 30 de novembro de 2010, o Diário Oficial da União publicou a nomeação de Mirelle para o cargo de assessora da Diretoria de Infraestrutura da Anac, cujo titular, Rubens Carlos Vieira, fora indicado para o cargo por Rosemary e, como ela, é considerado pela Polícia Federal um dos chefes do esquema de corrupção. A nomeação de Mirelle foi assinada por Solange Vieira, diretora-geral da Anac na época.
Rosemary Novoa de Noronha, afastada da chefia de gabinete da Presidência da República em São Paulo (Foto: Julia Moraes Folhapress)
Segundo a PF, Rosemary e Rubens Vieira participavam de um esquema que favorecia empresas e pessoas interessadas em obter vantagens ilícitas junto a órgãos federais e agências reguladoras. Rosemary usou sua influência para que Rubens fosse nomeado diretor da Anac. Rubens foi preso pela PF na sexta-feira, com seu irmão, Paulo Vieira, que era diretor-geral da Agência Nacional de Águas (ANA). Relatório da PF relata que, valendo-se do cargo, Rosemary ajudou empresários a agendar reuniões com ministros e governadores. Ela solicitou bolsas de estudos para parentes de duas pessoas indiciadas pela PF, Evangelina Pinto e Esmeraldo Malheiros, que trabalham na Secretaria de Patrimônio da União e no Ministério da Educação, respectivamente. Em troca, recebeu vantagens como o pagamento de um boleto bancário de R$ 13.805,33.
Rosemary foi nomeada para a chefia de gabinete da Presidência em SP por Lula e mantida no cargo pela presidente Dilma a pedido de Lula. Lula e Dilma se reuniram pelo menos três vezes este ano no escritório da Presidência em SP.
De acordo com a PF, “valendo-se de sua amizade e acesso com pessoas de diversos órgãos públicos”, Rosemary influenciou na nomeação de Rubens Vieira para a Anac, de Paulo Vieira para a ANA e de José Francisco da Silva Cruz para a extinta Rede Ferroviária Federal S.A.
Os irmãos Paulo e Rubens lideravam o esquema, cooptando servidores e beneficiando empresas junto a órgãos federais. A PF afirma que Rosemary usava seu cargo para agendar reuniões para pessoas ligadas a Paulo Vieira com autoridades públicas, como “agendamento de reunião do governador da Bahia (Jaques Wagner) para Alípio Gusmão e Cesar Floriano”. Floriano é empresário, foi preso anteontem pela PF e indiciado por corrupção ativa. (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário