Visitantes

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Amapá será contemplado com R$ 1 milhão para prevenção e tratamento da anemia falciforme

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vem trabalhando para melhorar o atendimento de saúde aos pacientes vítimas da anemia falciforme, cujas ações prevêem um atendimento digno e humanizado aos doentes. Os sintomas da anemia falciforme ainda são uma patologia pouco conhecida, inclusive por médicos, fato que torna o acesso dos pacientes ao serviço público de saúde mais burocrático.
O secretário de Estado da Saúde, Edílson Mendes Pereira, anunciou que médicos do Hospital de Emergência participarão ainda neste trimestre de um curso de qualificação profissional, incluindo o atendimento de emergência.
Segundo ele, o Amapá será contemplado com aproximadamente R$ 1 milhão, por intermédio de emenda parlamentar, para a aquisição de equipamentos, capacitação profissional, além de implementação de serviços e exames que podem ajudar na prevenção e tratamento.
Uma das metas dos técnicos da Sesa é trabalhar em ampla campanha de divulgação sobre a anemia falciforme, mostrando o que é a doença, sintomas, causas e consequências e, principalmente, a forma de tratamento desde um atendimento de emergência até o mais especifico feito por um hematologista (médico especialista no tratamento da falciforme).
A anemia falciforme é uma doença genética que afeta os glóbulos vermelhos que possuem proteínas ricas em ferro. Pode ocasionar varias complicações no paciente (anemia, crise vaso-oclusiva, infecção e febre, acidente vascular cerebral, entre outros males), que geralmente se iniciam após os seis meses de vida.

Edy Wilson Silva/Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário