Visitantes

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Governo do Estado vai executar obra de acesso à ponte Binacional

Pela primeira vez, depois de anos sem poder executar obras do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT), o Governo do Estado do Amapá (GEA) vai construir o acesso à ponte Binacional e o pátio aduaneiro. Os 1.400 metros de pavimentação podem parecer pequenos em dimensão física, mas carregam o simbolismo do resgate da credibilidade do Estado junto a órgãos federais, especialmente ao DNIT que, no passado, retirou a obra da BR-156 das mãos do GEA depois de denúncias de corrupção e lentidão no serviço.
A construção do trecho pelo Governo do Estado do Amapá será feita graças a convênio assinado na tarde desta quinta-feira, 16, pelo governador Camilo Capiberibe e pelo diretor geral do DNIT, general Jorge Ernesto. De acordo com o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio La-Rocque, a obra será feita pela equipe da própria Setrap e que alguns parceiros poderão ser contratados durante a execução da pista, que tem verbas no valor de R$ 7 milhões.
“Vamos colocar a nossa equipe em campo e mostrar que recuperamos nossa capacidade de execução de obras rodoviárias”, afirmou La-Rocque.
O governador Camilo Capiberibe também mostrou sua satisfação com o resgate da credibilidade do Estado e já pensa no futuro. “Esse é o nosso ponto de partida. Vamos fazer essa obra e depois queremos executar outras, como o trecho sul da BR-156″, apontou Camilo.
Sobre a BR-156, o governador e a bancada federal, também presente na assinatura do convênio, receberam a informação de que o projeto executivo terá sua licitação lançada em março.
Além da 156, parlamentares e o governador solicitaram ao DNIT a pavimentação da BR-210. “Esta é uma rodovia por onde passa grande parte do minério produzido no Amapá, é fundamental para a economia do Estado”, disse o governador Camilo preocupado com o escoamento da produção mineral.
“Na BR-210 teremos que começar do zero. Precisaremos fazer projeto básico e executivo, para depois licitarmos a obra. Mas, estamos dispostos a conversar com as empresas mineradoras e propor uma parceria público-privada para viabilizar pelo menos os projetos”, informou o diretor geral do DNIT.
Participaram da cerimônia de assinatura do convênio os deputados federais Evandro Milhomen (PC do B/AP), Bala Rocha (PDT/AP), Vinícius Gurgel (PR/AP), as deputadas federais Dalva Figueiredo (PT/AP), Janete Capiberibe (PSB/AP) e Fátima Pelaes (PMDB/AP), além dos senadores João Capiberibe (PSB/AP) e Randolfe Rodrigues (Psol/AP).
A união da bancada com o governador foi elogiada pelo diretor do DNIT. “Se fosse no exército, eu diria que vocês são como uma força-tarefa de blindados. Mas, é um exemplo de cidadania para o Brasil todo. Parabéns aos parlamentares e ao governador”, finalizou Jorge Ernesto.

Murilo Caldas/SEGB

Nenhum comentário:

Postar um comentário