Visitantes

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

GEA lança edital para reforma e ampliação do Hospital de Clínicas Alberto Lima

O governador Camilo Capiberibe lançou na manhã desta sexta-feira, 24, o edital que vai definir a execução da reforma e ampliação do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL). As atividades que serão executadas estão orçadas em R$ 13.115.088,99, recursos oriundos de emenda da deputada federal Dalva Figueiredo. Desse montante, R$ 1.331.542,22 são do Governo do Estado do Amapá (GEA).
Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Joel Banha, os leitos que estão desativados passarão por obras que contemplará a reforma e melhoria do ambiente. Também será executada a recuperação das máquinas de refrigeração do hospital.
“Desde o ano passado o governo tem priorizado as obras voltadas à saúde e educação, e esse é mais um compromisso que o governador tem com a população”, disse o secretário.
Joel Banha ressalta que, além das obras do HCAL, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) está licitando várias outras obras da saúde, entre elas sete bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ambas na capital e no interior do Estado. “O governo estadual vem se preocupando em atender as demandas da área da saúde”, ressaltou.
Para o secretário de Estado da Saúde, Edilson Mendes, o lançamento do edital mostra o comprometimento do GEA em relação à revitalização da rede de saúde do Estado. “Durante os últimos anos, não houve investimentos na ampliação de leitos e, por conta disso, o déficit de leitos é significativo, chegando ao volume de 1.044 leitos defasados. Em 2011 conseguimos reduzir essa defasagem por meio de organização e remanejamento dentro da estrutura existente. Agora, com a obra do Hospital Alberto Lima, setores significativos serão revitalizados e novos serão implantados”, destacou.
O projeto de reforma e ampliação contempla três novos pavimentos destinados ao setor ambulatorial e de internação, cozinha, nutrição, setor de imagem, psiquiatria, Centro de Doenças Transmissíveis (CDT), entre outras áreas. Outra novidade será a implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que oferecerá serviços de radioterapia e quimioterapia, além de laboratório de quimioterápicos, a fim de evitar que os pacientes busquem tratamento fora do Estado.
Segundo a deputada federal Dalva Figueiredo, responsável pela emenda parlamentar que alocou o recurso destinado à reforma e ampliação do HCAL, esse é o maior investimento em saúde pública no Amapá. “É um investimento de altíssimo nível que vai trabalhar serviços de alta complexidade. Quero mais uma vez reconhecer o compromisso do governador Camilo Capiberibe, que garantiu a contrapartida do Estado, que dará condições de começar os trabalhos”, afirmou a deputada.
A parlamentar garantiu ainda que sua emenda parlamentar de 2012 também será destinada ao HCAL. “Eu já me comprometi e minha emenda deste ano será para o Hospital Alberto Lima. Nosso compromisso também é com a saúde pública”, destacou.
O governador Camilo Capiberibe relatou que desde o ano passado a equipe técnica da Seinf e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) trabalharam juntas para a formatação do projeto e, a partir de então, garantir a liberação dos recursos. “Essa emenda foi colocada ao orçamento em 2007 e, após quatro anos, garantimos que o dinheiro viesse ao Amapá. Quando ela foi colocada, era necessário fazer o serviço, mas nada foi feito”, observou o governador.
Camilo Capiberibe completa ainda dizendo que 2012 será um ano de trabalho intenso na área da saúde. “Estamos resgatando a capacidade do Estado em oferecer Saúde Pública. Este ano vamos fazer o maior investimento em saúde que o Estado já fez. Não foi feito antes, mas será feito agora”, garantiu Camilo Capiberibe.
Foco na Pesquisa
Também será construído um bloco específico para a Residência Médica, que será um centro de referência, contendo salas administrativas e de aula, biblioteca e alojamentos, visando o fortalecimento de pesquisas no Estado e a formação de profissionais em saúde.

Ewerton França/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário