Visitantes

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Camilo inaugura primeira UPC de Macapá no bairro Novo Horizonte


Com a presença de autoridades estaduais, de moradores e lideranças comunitárias, o governador Camilo Capiberibe inaugurou nesta sexta-feira, 21, a primeira Unidade de Policiamento Comunitário (UPC) de Macapá, no bairro Novo Horizonte, zona Norte da capital. Com um efetivo de 11 policiais militares e duas viaturas, a base de operação está instalada no quiosque da Praça Raimunda Capiberibe, recentemente inaugurada.
“Agora, temos uma política de estado que garante paz e tranquilidade à população. Essa é a terceira UPC que estamos entregando à comunidade. Em Laranjal do Jari, com a UPC instalada em dezembro de 2011, reduzimos os índices de violência em 80%. Na Baixada do Ambrósio, a UCP inaugurada, em 9 de novembro deste ano, contribuiu para a queda de 70% na incidência da criminalidade”, enfatizou.
O governador destacou a razão de a nova UPC ter sido instalada no quiosque em que funcionaria um bar da Praça Raimunda Capiberibe, recentemente inaugurada. “Optar por uma UPC foi uma decisão sábia da comunidade, que preferiu aproveitar o novo espaço público para o lazer com tranquilidade das crianças e adolescentes”, frisou.
Morador do bairro, o senador João Alberto Capiberibe ressaltou que a nova UPC “é uma obra importante para a zona Norte da capital, um investimento do Estado que vai garantir a nossa integridade física e o patrimônio dos moradores”.
O senador Capiberibe acrescentou que, além da UPC, os moradores do Novo Horizonte foram atendidos em suas reivindicações, com a nova praça, que teve o seu perímetro urbanizado e o acesso asfaltado. “A zona Norte, finalmente, tem a presença do Estado, com a Avenida Tancredo Neves, Rodovia Norte/Sul, Conjunto Macapaba e, agora, essa UPC”, salientou.
Em seu pronunciamento, o secretário de Segurança Pública, Marcos Roberto Marques, afirmou que a inauguração da UPC do Novo Horizonte “representa a consolidação da política de segurança pública onde o cidadão é verdadeiramente o elo principal entre o Estado e a comunidade”.
O secretário historiou a implantação gradual do policiamento comunitário. “Hoje, as UPCs são o carro-chefe da segurança pública, uma decisão do governador Camilo Capiberibe, que primeiro chamou mais de 600 policiais militares, dando-lhes condições de atuar ao lado das comunidades com a infraestrutura necessária”, resumiu.
Em nome da comunidade, o morador José Dias, conhecido como ‘Zé Preto’, reforçou que “os moradores fizeram uma escolha justa, ao trocar o bar do quiosque por uma base da polícia comunitária”.
Zé Preto lembrou que reside no bairro há 18 anos, enfatizando que “as melhorias do bairro, agora, são visíveis. Temos escola, temos a praça e, partir de hoje, nossas crianças e todos os moradores podem caminhar tranqüilos pelas ruas”.
Declínio da violência
Na atual gestão, o policiamento comunitário teve início em dezembro de 2011, com a inauguração da primeira UPC, em Laranjal do Jari. Após a instalação da base no bairro das Malvinas, houve uma queda de 80% nos índices de criminalidade (homicídios, roubos e tráfico de drogas) no entorno do bairro. Como reflexo, em todo o município o declínio da violência foi de 30%.
Resultados expressivos e imediatos também foram alcançados na Baixada do Ambrósio, em Santana, onde a UPC da Área Portuária foi inaugurada em 9 de novembro de 2012. Decorrido pouco mais de um mês, houve um declínio de 70% na incidência de crimes, especialmente homicídios, roubos e tráfico de drogas.
Com as ordens de serviço já assinadas pelo governador Camilo Capiberibe e as obras em andamento, estão previstas para serem inauguradas, até abril de 2013, mais duas UPCs: no Igarapé da Fortaleza, em Santana, e no bairro Araxá/Pedrinhas, na zona Sul de Macapá.

Segurança integrada

Com recursos garantidos via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ambas as obras estão sob a supervisão da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf). As UPCs do Igarapé da Fortaleza e do Araxá/Pedrinhas serão as primeiras da atual gestão com serviços de segurança integrados.
As unidades serão dotadas de uma companhia da Polícia Militar e uma delegacia da Polícia Civil. Também contará com uma unidade do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) para monitoramento dos reeducandos do regime semiaberto com trabalho externo na respectiva área, além de efetivo do Corpo de Bombeiros para ações preventivas.
Na UPC do Igarapé da Fortaleza, o Governo do Amapá está investindo R$ 638.137,10. As obras são da empresa Di Micelli Construção Ltda. O prazo previsto para conclusão do serviço é até abril de 2013.
Já a UPC do bairro Araxá/Pedrinhas tem investimento de R$ 694.754,59. A obra está sendo tocada pela Axa Construções Ltda. O prazo previsto para a conclusão do serviço é até março de 2013.
Regis Sanches/Sejusp

Nenhum comentário:

Postar um comentário