Visitantes

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Sede do município de Amapá é a primeira a ter produção suficiente para universalizar abastecimento


O governador Camilo Capiberibe e o diretor-presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Ruy Smith, entregam ainda este mês o novo sistema de abastecimento de água da sede do município de Amapá. A obra muda uma das piores realidades do Estado em relação a saneamento básico. Até recentemente, a cidade tinha o quinto menor número de moradores do Estado, atendidos pelos serviços da Caesa.
Das 2.138 residências, somente 188 estão no cadastro da Caesa como ativas, ou seja, dos 8.006 moradores da cidade apenas 703 (8,8%) eram atendidos pela rede de abastecimento de água tratada da Companhia. Entre as 16 sedes de município do Estado, Amapá superava apenas Porto Grande (4,2%), Pedra Branca do Amapari (4,5%), Calçoene (6,1%) e Oiapoque (7,3%).
Para reverter o quadro, o Governo do Amapá, por meio da Caesa, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), investiu R$ 5,4 milhões na construção de um novo sistema de captação, tratamento e distribuição de água.
O sistema é um dos mais modernos e, diferente do anterior, permite ao governo estadual universalizar o serviço produzindo água tratada em volume acima do consumo da população. De acordo com o presidente Ruy Smith, a produção será superior ao consumo pelos próximos 10 anos, tendo o projeto grande autonomia.
Com a entrega da obra, a cidade é a primeira do Estado a ter um serviço de água em condições de atender a totalidade dos moradores. A melhoria muda também a realidade da população, que muito em breve deverá reduzir os índices de problemas de saúde, decorrentes do consumo de água impróprias, dos poços amazonas.
O Estado, com apoio do governo federal, investe em obras de recuperação e ampliação de sistemas de água em praticamente todas as sedes municipais, além de várias comunidades. Na mesma data da inauguração do sistema do Amapá, o governador fará o lançamento das obras de construção do novo sistema da sede do município de Calçoene.
Até fevereiro do próximo ano, a Caesa deverá concluir e entregar os novos sistemas de Santana e Vitória do Jari. Em 2013 várias outras obras serão entregues, incluindo a capital Macapá.
Domiciano Gomes/Caesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário