Visitantes

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Prefeitura de Macapá participa da Caravana do Norte Contra o Trabalho Infantil

A prefeitura de Macapá, em conjunto com o Ministério Público Estadual e o Ministério do Trabalho e Emprego, participará, no dia 6 de junho, das 8h30 às 20h, no Sesc Araxá, e no dia 7 de junho, das 9h30 às 12h, na Câmara Municipal, da Caravana do Norte Contra o Trabalho Infantil. O Projeto tem como foco principal a interlocução com as Prefeituras de todo o país, para firmar o compromisso de implementação de ações, metas e prazos para prevenir e eliminar o trabalho infantil até 2016. Para isso, a Programação conta com a participação da comunidade local.
O evento irá reunir crianças de escolas públicas, privadas e de Projetos do Governo Federal, como o PETI (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil) e Projovem, bem como pais, educadores, conselheiros, assistentes sociais, trabalhadores do SUS, SUAS e o público em geral, para participarem de oficinas pedagógicas, palestras, debates, atividades culturais, exibição de vídeos e audiência pública entre autoridades e a comunidade macapaense.
A caravana é coordenada pelo Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e faz parte do Projeto “Contribuindo para o fortalecimento dos Fóruns Estaduais das regiões Nordeste e Norte e das redes locais para o enfrentamento do trabalho infantil”. O evento, que já ocorreu em vários municípios do Estado, objetiva contribuir para o fortalecimento das ações locais no enfrentamento ao trabalho infantil.
Na ocasião, serão abordados temas como “A importância do Estágio ou Programa Aprendiz para Formação Profissional”, “Trabalho infantil e seus malefícios e participação política”, “Convivência Familiar – educar para erradicar o trabalho infantil” e “Trabalho de Criança não é brincadeira, não”. O Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE), Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (SIMS) e Secretaria de Turismo do Amapá também apoiam o Projeto e participarão das atividades e palestras.
A Programação será encerrada com audiência pública, na Câmara Municipal, para que sejam discutidas, junto com a Prefeitura de Macapá, sugestões, políticas públicas voltadas ao tema da Caravana e funcionamento do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no município. As crianças e adolescentes participantes do evento irão elaborar uma carta com propostas para prevenir e erradicar o trabalho infantil em sua cidade, que será entregue às autoridades durante a ocasião.
“A erradicação do trabalho infantil é um dos desafios da Prefeitura de Macapá, mas a gestão atual, em um esforço conjunto, está empenhada para tomar medidas que previnam esse mal. Por isso a Semast possui serviços voltados à educação e ao fortalecimento do vínculo familiar. Estamos também em fase de elaboração de projetos sociais que previnam e garantam direitos a esse público”, enfatiza a subsecretária da Semast, Tatiana Rezende.
Veja a programação:
Dia 6.06.2013:
8h30 às 9h30, 1ª atividade: “A importância do Estágio ou Programa Aprendiz para Formação Profissional” – palestrante, a supervisora do CIEE/AP, Fabíola Ribeiro.
8h30 às 10h30, 2ª atividade: “Trabalho infantil e seus malefícios e participação política” – palestrante, a chefe de Divisão de Atenção a Criança e Adolescente (DACA – Semast).
14h às 17h: atividades recreativas para a comunidade, como Oficina Lúdica com o tema: Trabalho de Criança é Brincar e Estudar, apresentação de palhaços, oficinas de vídeos para a criança, sob tema: Olhar da Criança e do Adolescente em Relação à Situação de Trabalho; bem como apresentação de RAP Contra o Trabalho Infantil.
18h às 19h, 3ª Atividade: “Convivência Familiar – educar para erradicar o trabalho infantil” – palestra ministrada pelo psicólogo da SIMS, Marco Aurélio Tavares.
19h às 20h, 4ª Atividade: Oficina Tema: “Trabalho de Criança não é brincadeira, não”.
Dia 7.06.2013
9h às 12h, 5º Atividade: Audiência Pública, com o Tema Central “Caravana Contra o Trabalho Infantil no Amapá”, com o Prefeito Clécio Luís; Juiz da Infância; Promotor de Justiça da Infância; Vereadores; Secretários Municipais; Gestores de escolas públicas, particulares e confessionais; Coordenadores Pedagógicos; Professores; Conselheiros Tutelares; Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselheiros de Assistência Social; Conselheiros de Educação; Trabalhadores do SUAS e SUS; Agentes Comunitários de Saúde; Pais das crianças e adolescentes do PETI; Empreendedores.
Renata Marques – Asscom Semast

Nenhum comentário:

Postar um comentário