Visitantes

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Universidade do Estado adota Enem para acesso integral aos cursos de graduação

Por ampla maioria do Conselho Superior Universitário (Consu), a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) aboliu o tradicional vestibular para adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única forma de acesso aos seus cursos de graduação. Também aderiram integralmente ao exame unificado das universidades de destaque como UFRJ e UFF, e mais recentemente, UFMG, UnB, UFJF, Ufes, UFRN, UFPB, UFTM, entre outras.
No Processo Seletivo de 2013, a Ueap adotou pela primeira vez o acesso parcial aos cursos de graduação por meio do Enem, oferecendo 50% das vagas aos que optaram concorrer com a nota do exame de 2012. O resultado revelou candidatos que concorreram aos cursos da universidade – a maioria inédita no Estado – com notas suficientes para aprovação em cursos clássicos e de grande concorrência, como Medicina, no Amapá.
A aprovação pela substituição integral do vestibular como forma de acesso aos cursos da Ueap pela maioria do Consu foi tirada na reunião do dia 25 de abril e já valerá para o ingresso a partir de 2014. As inscrições para o Enem iniciaram na última segunda-feira, 13, e se estenderão até às 23h59 do dia 27 de maio, no site do Enem (www.enem.inep.gov.br). A taxa de inscrição é no valor de R$ 35 e pode ser paga até o dia 29 deste mês.
Haverá isenção do pagamento da taxa de inscrição ao candidato concluinte do ensino médio no ano de 2013, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública, declarada ao Censo Escolar da Educação Básica, como também ao declarante de situação de carência, que se declarar membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica no ato da inscrição e dispor dos documentos comprobatórios da situação de carência socioeconômica declarada.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas do Exame Nacional serão realizadas nos dias 26/10 (13h-17h30), nas áreas de ciências humanas e ciências da natureza, e 27/10 (13h-18h30), nas áreas de linguagens, matemática e redação. A divulgação do gabarito dar-se-á até o dia 30/10, por meio do site www.inep.gov.br/enem e o resultado individual, em data a ser divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF, e senha no endereço eletrônico sistemasenem2.inep.gov.br.
Áreas de conhecimento
A avaliação na área de ciências humanas e suas tecnologias incluem questões de história, geografia, filosofia e sociologia. Na área de ciências da natureza e suas tecnologias estão inclusas questões de química, física e biologia. Já em linguagens, códigos e suas tecnologias e redação, aborda-se a língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação, enquanto que a área da matemática e suas tecnologias incluem conhecimentos sobre matemática.
Redação
Para a nota da redação serão considerados os seguintes critérios avaliativos: domínio da norma padrão da língua escrita; compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
A partir deste ano, a correção da redação passará a ser mais rigorosa, com a proibição do deboche, a exigência do domínio da norma culta para receber a nota máxima e a redução da discrepância máxima nas notas dos dois corretores para que a redação seja encaminhada por uma terceira avaliação independente. Também será atribuída nota zero a textos com até sete linhas, que configurará texto insuficiente, entre outros casos.
Veja o Edital do Enem 2013: clique aqui.

Keila Gibson Rebelo/Ueap


Nenhum comentário:

Postar um comentário