Visitantes

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Esclarecimentos sobre a nota “CST – PSOL faz acordo com PSB no Amapá”

Companheiros. Uma nota com calúnias gravíssimas sobre a nossa atuação política no Estado do Amapá está circulando na internet. Tal nota tenta desacreditar quem está na luta, enfrentando diariamente tanto o governo do PSB quanto os demais partidos da chamada “harmonia política” que tem levado o Amapá sistematicamente ao noticiário nacional por escândalos de corrupção e descaso com a saúde pública. Sobre a mesma queremos prestar os seguintes esclarecimentos:
1 – O conteúdo da nota é uma calúnia fantasiosa, plantada com claro interesse em atacar o sindicalismo combativo, a nossa organização política e a nossa militância;
2 – A nota é assinada por um “fake”, uma invenção de internet, uma pessoa que não existe, conforme verificamos no banco de dados do governo do Estado, da Receita Federal, do Portal da Transparência, do SINDSAÚDE, etc. Tal fato é muito grave, baixo, mesquinho e sujo;
3 – Nos últimos anos o SINDESAÚDE se converteu em um dos sindicatos com atuação mais contundentes no estado do AP. Nunca teve uma postura corporativista e nem “comportada”, como a maioria dos sindicatos estaduais. No dia-a-dia a diretoria do sindicato luta pela melhoria de trabalho e de condições salariais para a categoria sem esquecer do caos que a população mais pobre passa todos os dias nas filas das unidades hospitalares. Muito antes das últimas operações da Polícia Federal no Estado já denunciávamos a existência de irregularidades. Durante o governo da “harmonia”, após nossa denúncia, o programa da Rede Globo “Fantástico” fez uma matéria denunciando a morte de bebês da maternidade Mãe Luzia. Durante o atual governo do PSB nós percorremos o estado inteiro averiguando a situação da saúde e produzindo um dossiê sobre a situação caótica pela qual a saúde passa. Desafiamos a ALAP e o Governo do Estado diversas vezes cobrando intervenções, assim como da Prefeitura de Macapá; reiteradamente provocamos o Ministério Público que por vezes se fez presente e atuante;
4 – A campanha salarial deste ano, assim como a dos anos anteriores, foi vitoriosa para a categoria. Foi divulgada amplamente pela mídia escrita e televisionada do estado, além das atualizações do blog do sindicato que noticiou cada rodada de negociação e o passo-a-passo da campanha salarial. O acordo salarial fechado este ano foi aclamado por consenso em assembleia geral da categoria. As considerações feitas na nota sobre o acordo salarial fechado com o governo tem uma série de desinformações, o aumento da GAS (Gratificação de Atividade em Saúde), que encontrava-se congelada desde 2006 apenas em 100 reais subiu pra 283,01 para os profissionais de nível médio e de 200 reais para 471,26 reais para o nível superior, em suma a remuneração do servidor passou de R$ 2026 para em torno de 2700 reais. Isto não é fruto da concessão de nenhum governo bonzinho, é fruto da luta de uma categoria muito combativa.
5 – Nos assusta e indigna o empenho militante para divulgar uma nota que repetimos, é falsa, falsificada, um estelionato, nos veículos de comunicação e a divulgação direta e eufórica feita por dirigentes do PSOL ligados ao Senador Randolfe e à minoria da tendência APS (tendência interna que passa por um processo de ruptura nacional). Também lamentamos que tanto o vereador Clécio quanto Randolfe não tenham se pronunciado contra tamanha calunia publicamente.
Não esperamos que a sociedade amapaense compreenda o funcionamento interno do nosso jovem e aguerrido partido, do qual Dorinaldo foi fundador no Amapá e seu primeiro Presidente, mas de nossa parte basta informar que sempre que temos diferenças políticas as fazemos públicas, devidamente assinadas. Jamais divulgaríamos, muito menos com alegria, difamações contra qualquer militante do PSOL, ainda mais sendo sabedores que são inventadas e assinadas por alguém que não existe.
6 – Nos estranha e nos indigna novamente sofrermos a acusação de estarmos aliados politicamente ao governo do PSB, justamente nós que internamente no PSOL, e isso todos sabem, lutamos contra esta posição de se aliar com os partidos da ordem corrupta que governam o país, pois acreditamos que o PSOL deveria e deve trilhar seu próprio caminho. Inclusive desde a época em que a linha dirigente do PSOL no Amapá era a de que o PSB era nosso maior aliado, lembram? Não somos partidários da política de trocar de “amores” a cada eleição, sendo uma hora o PSB e noutra o PTB. Acreditamos que há um enorme espaço de descontentamento na sociedade que o PSOL pode e deve ocupar, junto aos movimentos sociais, os trabalhadores, os intelectuais honestos, o povo que sofre com o descaso do governo federal , estadual e municipal.
Ademais, não somos nós que fomos à imprensa nacional afirmar a existência de setores fascistas em nossas fileiras, atacando o próprio partido, e defender que o PSOL se aproxime da social democracia brasileira, que em outras palavras são justamente o PT, o PSB, o PDT, PPS, etc., os que estão governando o país e vários estados, incluindo o nosso. Isto significaria rasgar o sentido da existência do PSOL, “Um novo partido contra a velha política”. Quem defende tal política são justamente os que se aproveitam de uma calúnia para nos atacar. A prova real disto tudo se dará em poucos dias: basta vermos qual leque de alianças eleitorais cada um defenderá.
7 – Uma das fotos divulgadas em anexo à nota é uma falsificação grosseira, do estilo “recortar/colar”, método da escola stalinista de fazer política. Não aceitamos isto como uma banalidade, pois estes são métodos estranhos à militância socialista. Falsidade ideológica e difamação não são apenas transgressões penais. Aqui, publicamente, nos limitamos a informar que dentro dos fóruns partidários iremos cobrar as devidas providências e averiguações.
8 – Quanto à mídia alternativa, sabemos que o sítio correaneto.com.br goza de grande credibilidade jornalística, compartilhada por nós, por causa de uma conduta séria e independente ao longo dos anos. Porém, a nossa admiração e respeito não pode nos impedir de criticar o erro brutal que foi publicar uma nota sem antes verificar a fonte, confiando apenas em terceiros com claros interesses em caluniar-nos politicamente. Ora, não temos a ousadia de ensinar ninguém a fazer seu trabalho, mas nos parece uma condição “sine qua non” a verificação pelo menos da existência da fonte no mundo real e não no mundo virtual. Democraticamente solicitamos a publicação desta nota de esclarecimento no referido sítio.
9 – Queremos reafirmar nossa pré-candidatura à vereador da cidade de Macapá (usamos o termo ´nossa` por se tratar de um projeto coletivo e não individual). Quando não há “harmonia” e a “mudança” é desastrosa, necessitamos de uma política radical. A sociedade capitalista em que vivemos inverte os valores mais básicos até mesmo entre os setores resistentes: entende-se por normal a candidatura de qualquer delinquente corrupto ou qualquer “filhinho de papai” milionário, enquanto que criminaliza-se a candidatura de um militante social, filho e parte da classe trabalhadora. Não vamos nos intimidar, até porque nossa política e nossos objetivos não são pautados pelo pragmatismo e pelo vale-tudo reinantes na política brasileira e amapaense.
10 – Finalmente, enviamos em anexo a esta nota uma série de links de vídeos e reportagens, apenas do período mais recente, que não deixam nenhuma dúvida sobre nossa conduta. Não são todos os dias que vemos um sindicato fazer a exigência na TV para que os deputados estaduais e o Governador do Estado saiam dos seus gabinetes com ar-condicionado para verem ao vivo o caos da saúde. Nossa ética política não se pauta por contas de coeficiente eleitoral, diferentemente da maioria esmagadora da política dominante no Amapá e no Brasil. Saudações radicais e socialistas,
Dorinaldo Malafaia – Presidente do SINDESAÚDE-AP – Direção da CST-PSOL
Babá – Silvia Santos – Douglas Diniz Fernandes – Nancy de Oliveira Galvão – Michel Oliveira – Diretório Nacional do PSOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário