Visitantes

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Amapá e Guiana Francesa debatem a problemática do HIV/Aids na faixa de fronteira


O Governo do Estado do Amapá, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e em parceria com a Agência de Desenvolvimento Amapá (Adap), estará promovendo nos dias 20 e 21 de agosto, no auditório do Lacen, uma reunião técnico-científica com a participação de pesquisadores franceses e instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para tratar sobre o tema HIV/Aids na fronteira.
O objetivo do debate é elaborar um protocolo binacional entre a França (Guiana Francesa) e Brasil (Amapá) para o estudo intitulado “ANRS 12260 – Determinação da carga de disseminação da histoplasmose em paciente com HIV/Aids no Platô das Guianas e avaliar a prevalência da histoplasmose”. Serão utilizados testes de diagnóstico rápido para a detecção de antígenos do histoplasma em sangue e urina por um método de Enzima Imuno Ensaio (Elisa).
O projeto já foi realizado em países como o Suriname e Guiana. A realização desse estudo faz parte dos projetos encaminhados para compor o Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira. Para a ação, kits serão fornecidos pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention).
Fabíola Gomes/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário