Visitantes

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Prefeitura dá início ao encontro que discutirá relações étnico-raciais nas escolas de Macapá

Nesta quarta-feira, 29, a Secretaria Municipal de Educação, Semed, deu início à programação do “Encontro de Educação das Relações Étnico-raciais: Rumo aos 10 anos de Implementação da Lei 10.639/03”. Participaram do primeiro dia do evento, representantes das religiões de matriz africana, dançarinos de hip-hop, capoeiristas e comunidade acadêmica. O encontro se estende até a próxima sexta-feira, 31, sempre das 8h às 12h, na Escola SESC.
A secretária de educação de Macapá, Conceição Corrêa Medeiros, destacou a importância do cumprimento da Lei 10.639/03, que diz respeito à inclusão de História da Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo escolar da educação básica. “Nós precisamos formar cidadãos sem preconceitos raciais ou religiosos, para assim construirmos uma sociedade em que o respeito ao próximo seja uma prática constante, não apenas uma teoria. As escolas da rede municipal já cumprem a Lei, e devem ampliar ainda mais as atividades relacionadas ao tema”, salientou Conceição.
Representante do Candomblé, Pai Marcos, afirmou em seu discurso, que o preconceito nasce também da falta de conhecimento. “Nossas crianças precisam aprender desde pequenas, que a diversidade cultural enriquece nossa sociedade. Desde o início da história do povo brasileiro, o negro foi visto com inferioridade. Hoje, nós conseguimos mudar muita coisa, mas ainda há um longo caminho a percorrer, para que o preconceito e o racismo sejam vencidos”, enfatizou.

Ruanne Lima
Coordenadoria de Comunicação PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário