Visitantes

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Trabalho desenvolvido por pesquisadora do Iepa concorre a prêmio nacional


A pesquisadora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Mariana Petry Cabral, está concorrendo ao P1rêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC).
É a mais importante premiação cultural no Brasil que chega à sua 25ª edição. Foi criado pelo Iphan, em 1987, em reconhecimento a ações de valorização, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro. Está dividido em sete categorias: promoção e comunicação; educação patrimonial; pesquisa e inventário de acervos; preservação de bens móveis, preservação de bens imóveis; proteção do patrimônio natural e arqueológico; e salvaguarda de bens de natureza imaterial.
O Iepa é a única instituição representada em nível estadual. O trabalho de Mariana Petry Cabral tem como tema: “Arqueologia e Socialização na implantação de um centro de pesquisa no Amapá”.
De acordo com a pesquisadora, que acumula suas funções com a chefia do Núcleo de Arqueologia do Instituto, “esse é um prêmio muito importante para todos os que trabalham com patrimônio cultural no Brasil. É oferecido pelo principal órgão de gestão desse patrimônio no país, o Iphan. Nós inscrevemos uma ação que envolve as múltiplas atividades desenvolvidas no Núcleo de Pesquisa Arqueológica do Iepa, cujo principal objetivo é promover o patrimônio arqueológico do Amapá, democratizando o acesso da população à nossa grandiosa herança sociocultural”, enfatizou.
Os representantes dos estados serão encaminhados para a Comissão Nacional de Avaliação. A divulgação dos sete vencedores está marcada para o dia 28 de setembro.
Angela Andrade & Graça Viana Jucá/Iepa

Nenhum comentário:

Postar um comentário